Notícias

Festa Anual de Posse da AEL Pedro Bandeira

Academia é a pioneira na região da DRE Guaianases

Publicado em: 23/11/2017 9h46 | Atualizado em: 30/11/2020

pedro_banderia_740_x_430.jpg

No dia 17 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, aconteceu a Festa Anual de Posse da Academia Estudantil de Letras (AEL) Pedro Bandeira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saturnino Pereira. Fundada em 6 de junho de 2014, a AEL Pedro Bandeira é a pioneira da região da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Guaianases.

Entre os jovens acadêmicos, Wygor Pereirar, membro vitalício da AEL Pedro Bandeira, e Kauan Novaes, membro suplente da cadeira do Patrono, foram os Mestres de Cerimônia do evento.

O homenageado foi Ariano Suassuna, no ano em que ele se tornaria nonagenário. A solenidade teve início com a apresentação das alunas do Projeto “Violão”, acompanhadas pela professora Michelle Amaro e pelo professor Jefferson Barbosa, e com a encenação da peça “O livro, o santo e a porca”, adaptada da obra de Suassuna.

O ritual da Posse, conduzido pelas coordenadoras dos estudos literários, professoras Abigail Lombardi e Andreza Gomes, e pela coordenadora das atividades de teatro, professora Bethy Magalhães, prosseguiu intercalado com apresentações cênicas, declamações, cordel, música e dança.

À medida em que realizavam suas apresentações individuais ao microfone, os membros titulares empossados recebiam suas medalhas e assinavam no livro próprio, ao lado dos seus respectivos membros correspondentes e suplentes, assumindo a cadeira dos seus amigos literários: Pedro Bandeira, John Green, Vinícius de Moraes, Maria Clara Machado, Rubem Alves, Irmãos Grimm, William Shakespeare, Clarice Lispector, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Luís Fernando Veríssimo, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, Carlos Drumond de Andrade, Tatiana Belinky, Ana Maria Machado, Ziraldo, Mark Twain, Fernando Pessoa, Carolina Maria de Jesus, Arnaldo Antunes, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Cora Coralina, Kiusan de Oliveira, Adélia Prado, Bruna Vieira, Cecília Meireles e Mauricio de Sousa. Ao final, todos juntos, no palco, deram a dimensão do quanto foi ampliado o quadro de acadêmicos desde a fundação da AEL Pedro Bandeira, em 2014.

O evento foi encerrado com a apresentação “Preciso falar, dizer e escrever”, com a participação do Projeto “Roda Capiá”, que levou os presentes ao pátio externo do CEU Inácio Monteiro, onde, numa imensa roda, ao lado do Bumba-meu-boi, todos protagonizaram um espetáculo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Diálogos Em Rede

Diálogos com a Rede debate equidade no cotidiano da Educação Infantil

Publicado em: 29/04/2026 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Orientação Pedagógica Adolescências

SME faz pré-lançamento da Orientação Pedagógica Aprender e Ensinar nas Adolescências 

Publicado em: 29/04/2026 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma turma de meninas com suas saias rodadas de chita colorida na quadra da escola.

Dia da Dança: Manifestações culturais enriquecem aprendizagem de estudantes de escola do Capão Redondo

Publicado em: 29/04/2026 5h25 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Inteligência Artificial Matemática

Projeto com uso de inteligência artificial fortalece aprendizagem em Matemática na rede municipal 

Publicado em: 29/04/2026 1h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Natação (1)

Estudantes da rede pública de São Paulo terão aulas de natação com Thiago Pereira

Publicado em: 28/04/2026 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.651