Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020
Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta Plano de Ação da Gestão de Riscos para Integridade
Secretaria Municipal de Educação
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta oferecem programação para a comunidade no feriado
Bom de Prova
Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias com programação para bebês e crianças de até 14 anos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Futuros professores do Curso Normal Nível Médio participam de mediação cultural para crianças do Ensino Fundamental
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação amplia em mais de 600% profissionais de apoio na educação especial da Rede Municipal
Relacionadas
Polos da UAB nos CEUS receberão Curso Graduação em Pedagogia
Publicado em: 07/05/2015 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Primeira formatura da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo
Publicado em: 13/03/2015 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para bolsas de Iniciação à Docência EaD – UNIVESP/UAB
Publicado em: 12/03/2015 1h03 - em CEU e COCEU
Tutores Presenciais – Especialização em Gestão em Enfermagem – UNIFESP/UAB
Publicado em: 10/03/2015 2h59 - em CEU e COCEU
Tutores a distância – Especialização em Gestão em Enfermagem – UNIFESP/UAB
Publicado em: 09/03/2015 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação