Notícias

Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje

Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?

Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020

desafios_dias_de_hoje_740_x_430.jpg

Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.

Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.

Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.

Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.

Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes estão caminhando de costas para a foto. Eles estão usando blusas de frio e carregando mochilas nas costas. Nas laterais, há arbustos e ainda se vê árvores.

Parque do Carmo vira cenário de aulas sobre fauna, flora e desigualdade de gênero no esporte

Publicado em: 23/06/2023 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ato da EMEI Monteiro Lobato

EMEI Monteiro Lobato organiza ato antirracista e em promoção da cultura de paz

Publicado em: 22/06/2023 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro meninas estão em volta de uma mesa cortando batatas. Elas usam avental e touca estampada.

Escola municipal de SP transforma cozinha em sala de aula

Publicado em: 22/06/2023 10h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças estão de pé em lugar onde o chão é de terra. No chão tem alfaces plantados e as crianças estão jogando um pozinho branco neles.

Hortas nas escolas municipais de SP contribuem com merenda e ‘alimentam’ atividades pedagógicas

Publicado em: 20/06/2023 3h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Festas Tradicionais brasileiras de junho

Festas Tradicionais Brasileiras de junho ocorrem nos CEUs

Publicado em: 19/06/2023 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 153 154 155 156 157 1.507