Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca aprovados nos concursos de ATE e PEI
Secretaria Municipal de Educação
Manual de Normas e Procedimentos da SME segue com consulta aberta para atualização
Secretaria Municipal de Educação
SME fortalece uso de evidências para formulação de políticas educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado
Relacionadas

Vem aí o VIII Festival Literário do CIEJA Campo Limpo
Publicado em: 30/08/2023 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes da EMEI Jardim Apurá produzem “enciclopédia infantil” sobre animais e plantas
Publicado em: 29/08/2023 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Visita de indígenas, grafite ao vivo e oficinas farão parte de Dia da Família em EMEF
Publicado em: 29/08/2023 2h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP entrega 1.001 Selos CEI Amigo do Peito para os Centros de Educação Infantil da capital
Publicado em: 29/08/2023 2h30 - em CEI Amigo do Peito

Academias Estudantis de Letras homenageiam Conceição Evaristo no CEU Alvarenga
Publicado em: 29/08/2023 11h38 - em Academia Estudantil de Letras