Notícias

Estudantes de EMEF ajudam a desenvolver game que incentiva a alimentação saudável

Aplicativo foi desenvolvido por Instituto Akatu com co-criação de estudantes da EMEF João Domingues Sampaio e de mais três escolas

Publicado em: 02/05/2019 18h08 | Atualizado em: 04/05/2021

Rangomania_740x430.jpg

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, situado no bairro Vila Maria Alta, na Zona Norte de São Paulo, participaram como co-criadores do desenvolvimento de um aplicativo que estimula a alimentação saudável. O aplicativo “RangoMania: um game” foi desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu e envolveu mais três escolas públicas de diferentes regiões do país.

O jogo incentiva que jovens selecionem melhor as opções para sua dieta, destacando o efeito da alimentação desequilibrada para sua saúde e seu dia a dia. O lançamento da plataforma aconteceu nesta quinta-feira (02) na EMEF João Domingues Sampaio.

O processo para a construção do aplicativo ocorreu em 2018 e envolveu cerca de 200 alunos do 6º ano ao 9º ano da EMEF, que atualmente estão no 7º ano. Em um dos encontros os estudantes participaram de um bate papo no qual foi possível investigar seus hábitos alimentares. Em outro encontro os estudantes participaram de uma maratona de jogos que resultaram em ajustes da plataforma.

A parceria da escola com o Instituto Akatu surgiu em 2016, a partir das aulas de ciências que tinha com o tema a alimentação. Os estudantes utilizaram os jogos do circuito “Comer, dividir e brincar” e, a partir daí, estreitaram os laços com a instituição, que resultou em formações e cadastro dos alunos na plataforma.

“Trabalhar o assunto da alimentação saudável na escola é fundamental. Além de aumentar o consumo dos alimentos da merenda escolar, cujo cardápio é equilibrado e elaborado por nutricionistas, também trabalhamos numa perspectiva preventiva de promoção da saúde de todos. Afinal, nossos estudantes são multiplicadores das informações que aprendem na escola”, comenta a Coordenadora Pedagógica da EMEF João Domingues, Elisângela Janoni.

RangoMania

O aplicativo busca compartilhar saberes, experiências e perspectivas sobre educação nutricional de diferentes regiões do país, com destaque para a valorização dos alimentos regionais. Além disso, facilita o entendimento da relação entre os alimentos escolhidos no momento das compras e as refeições elaboradas a partir deles.

O aplicativo será disponibilizado para download gratuito aos usuários de Android ou iOS e será sugerido como atividade por meio do Edukatu (www.edukatu.org.br) – rede de aprendizagem para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Formação para Professores de História da Rede Municipal

Formação para Professores de História da Rede Municipal

Publicado em: 23/05/2016 3h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Publicado em: 23/05/2016 3h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 20 de maio

Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU

Planejamento e Documentação Pedagógica

Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.211 1.212 1.213 1.214 1.215 1.443