Notícias

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Competições de diferentes modalidades aconteceram entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico

Publicado em: 05/12/2022 12h06 | Atualizado em: 05/12/2022
Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes de 8 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) participaram das  Paralímpiadas Escolares 2022, realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial de Esporte. O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

O Estado de São Paulo venceu o 10° título, ficando em 1° lugar com 594 pontos em 14 modalidades praticadas no evento. No quadro de medalhas final, conquistou 339 medalhas, sendo 180 de ouro, 94 de prata e 65 de bronze.

O objetivo foi o de estimular a participação de estudantes com deficiência física, intelectual e visual de todo território nacional; possibilitar um ambiente para o desenvolvimento dos alunos esportistas paralímpicos em destaque; integração e troca entre os estudantes; assegurar o conhecimento do esporte Paralímpico e oferecer oportunidades de acesso à prática escolar inclusiva; e através do esporte, contribuir para o desenvolvimento social, autônomo, democrático e participativo do aluno.

Veja, abaixo, alguns atletas que compõem a Rede Municipal e foram destaque na competição: 

O destaque da natação feminina foi a estudante com deficiência física Alessandra Oliveira dos Santos, da EMEF General Júlio Marcondes Salgado, que ficou em evidência garantindo o 1° lugar em 5 provas que participou: 100 metros no estilo livre; 50 metros no estilo livre; 100 metros estilo peito; 50 metros no estilo costas e revezamento 4×50 livre misto.

Já na natação masculina, o Ivan Fontenele Bevenuto estudante com deficiência física da EMEF Estação Jaraguá, participou de seis provas, conquistando o 1º lugar em 5 provas: duas provas de 100 metros no estilo livre; uma prova de 50 metros no estilo livre; uma prova de 50 metros estilo peito; e uma prova de 50 metros no estilo costas. Na prova de 50 metros no estilo borboleta foi desclassificado, por erro técnico.

O aluno Norton Belizário de Almeida da EMEF M’ Boi Mirim II, com síndrome de Down, participou de 2 provas, garantindo a classificação em 1º lugar no nado 50 metros livres e no nado 50 metros de costas não obteve índice suficiente para pontuar pelo Estado de São Paulo. 

A estudante Leticia Barboza Sanches, da EMEF Julio César de Melo e Sousa-Malba Tahan participante do vôlei sentado, foi campeã em 1° lugar com a equipe composta por 8 atletas pelo estado de São Paulo.

No tênis de mesa masculino, Felipe Mendonça Conceição estudante da EMEF Desembargador Amorim Lima garantiu o 3º lugar em equipe, e o 2º lugar no individual. 

No atletismo masculino pela categoria Sub 16, o aluno Daniel Fernandes dos Santos de Souza da unidade EMEF Julio César de Melo e Sousa-Malba Tahan, obteve a 6ª colocação nos 1.000 metros com a marca de 3 minutos 26 segundos e 25 milésimos.

No salto em distância feminino, pela categoria Sub 16, a estudante Nayara Pereira dos Santos Leão da EMEF Antônio de Alcântara Machado, ficou em 4° lugar. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440