Estudantes da Rede Municipal produzirão livro com contos autorais

Envio das publicações começa na próxima segunda-feira (05); lançamento deverá ser realizado em dezembro

Publicado em: 31/07/2019 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020

livrodecontos_740x430.jpg

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio, matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Escolas Municipais de Ensino Médio poderão participar de uma iniciativa inédita realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Entre a próxima segunda-feira (05) até 16 agosto, alunos e alunas poderão produzir contos autorais que poderão ser publicados no livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental”, previsto para ser lançado em dezembro deste ano.

Organizado pela Coordenadoria Pedagógica da SME, a iniciativa pretende promover a escrita criativa, realizando a divulgação de contos autorais produzidos por estudantes do Ensino Fundamental das Escolas, além de criar condições para o fortalecimento do protagonismo juvenil por meio da criação literária.

Podem participar estudantes do ensino fundamental (do 3º ao 9º ano) de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde que cumpram três pré-requisitos:

1. Ter anuência do (a) Diretor (a) da Escola;
2. Possuir autorização dos (as) responsáveis;
3. O (A) professor (a) responsável deverá realizar a sua inscrição e dos estudantes pelo e-mail oficial da escola, comprometendo-se a ir e acompanhar o (a) estudante selecionado, no dia do lançamento do livro, no Seminário de Língua Portuguesa, que ocorrerá na primeira semana de dezembro de 2019 em local a ser divulgado.
Para participar, os gêneros/textos literários aceitos para inscrição são:

3º ano – final de conto;

4º ano – final de conto;

5º ano – conto popular;

6º ano – conto de assombração/mistério;

7º ano – conto de aventura;

8º ano – conto popular;

9º ano – miniconto.

O livro será composto por, pelo menos, duas produções de cada uma das categorias descritas acima. A depender do número de páginas, pode-se publicar até o limite de quatro produções para as mesmas categorias.

Inscrição – Os candidatos só podem inscrever-se em uma das categorias acima. Devem ser enviados quatro arquivos para o e-mail: smecopedfundmedio@sme.prefeitura.sp.gov.br:

Arquivo 1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida

Arquivo 2 – Versão final do texto inscrito em Microsoft Word – sem identificação alguma, seguindo o Modelo;

Arquivo 3 – Versão final do texto inscrito em PDF – sem identificação alguma;

Arquivo 4 – Autorização para uso de imagem digitalizada e devidamente assinada pelo (a) responsável.

Não há um número limite de inscrições para estudantes, todos que desejarem podem se inscrever, porém, o número de textos publicados no livro será limitado de acordo com a categoria de inscritos.

Avaliação – Entre os dias 19 e 30 de agosto, uma banca constituída por 36 formadores de Língua de Portuguesa das Divisões Pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e que foram regentes da formação “Produção de Textos Escritos no Ciclo Interdisciplinar e/ou no Ciclo Autoral”, além dos formadores da Divisão de Ensino Fundamental e Médio, farão a avaliação dos textos enviados. A banca fará a avaliação em pares, atribuindo notas de 0 a 100 para cada um dos textos, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.

Os resultados serão divulgados entre 02 e 13 de setembro, no site da SME. O professor responsável receberá, no e-mail que enviou os arquivos, as Fichas de Avaliação da Banca de Seleção.

O evento de lançamento com sessão de autógrafos está previsto para ocorrer no dia 3 de dezembro.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação