Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E

Alunos da EMEF CEU Meninos irão até o Anhembi para acompanhar os bastidores da corrida deste sábado (25)

Publicado em: 23/03/2023 18h25 | Atualizado em: 24/03/2023
Imagem mostra palco com telão e imagem projetada onde se lê "Semana da Sustentabilidade". Jovem com uma faixa fala ao púlpito.

Estudantes da EMEF CEU Meninos participaram nesta quinta-feira (23), das 10h às 12h, do último painel da Semana da Sustentabilidade, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, no CEU Meninos. Durante o encontro para abordar os desafios da sustentabilidade na cidade, cerca de 130 alunos do ensino fundamental 2, poderão fazer perguntas para os palestrantes e se aprofundar na temática.

O painel encerra uma série de quatro eventos realizados durante a semana nos CEUs Jaguaré, Jaçanã e Água Azul. As palestras abordaram temas como carbono zero, smart cities e mobilidade sustentável.

Dando continuidade à programação, na sexta-feira (24) os estudantes irão até o Complexo Anhembi, para acompanhar o treino do E-Prix, corrida da Fórmula E, que ocorre com carros 100% elétricos, e será realizada pela primeira vez em São Paulo. Os alunos terão oportunidade de ir até os boxes para conhecer e conversar com os pilotos.

“É importante que os nossos estudantes tenham acesso aos diversos tipos de experiências e informações relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. São ações que contribuem para as aprendizagens e auxiliam na formação de cidadãos conscientes”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

A corrida será no sábado (25) e os estudantes da Rede Municipal que serão sorteados poderão acompanhar o evento junto com os seus responsáveis.

A secretária municipal de Relações Internacionais ressalta a importante missão da Prefeitura de São Paulo quanto a sustentabilidade. “Estamos em plena organização da Segunda Virada ODS, marcada para os dias 16, 17 e 18 de junho, na Praça das Artes e com shows no Vale do Anhangabaú.
No ano passado, fizemos desse evento o maior do mundo relacionado à Agenda 2030. Este ano, faremos uma Virada ainda maior. Uma das missões da Gestão do Prefeito Ricardo Nunes é cumprir à Agenda 2030 em sua totalidade”, afirma Marta Suplicy.

Ações de Sustentabilidade e Educação Ambiental na rede

A Educação Ambiental é política pública da Secretaria Municipal de Educação e tem como finalidade articular suas ações com o Currículo da Cidade numa perspectiva interdisciplinar, destacando os ODS e a Matriz de Saberes, a fim de potencializar as formações continuadas da rede para que, de forma colaborativa, as discussões socioambientais cheguem às escolas.

A rede entende três conceitos como os norteadores das questões ambientais: currículo, espaço educador e gerenciamento participativo. Nesta perspectiva, em diálogo com outras secretarias municipais e em consonância com ações de interesse coletivo local e global em relação às questões ambientais, o núcleo de educação ambiental intenciona a efetivação de Escolas Sustentáveis, conceito moderno que reconhece o atende à perspectiva de uma educação integral, equitativa e inclusiva e que reconhece o meio ambiente como objeto de transformação.

Com ações que valorizam o consumo eficiente, anualmente, nos 58 CEUs da cidade acontece a Virada Sustentável em parceria com o Instituto Virada Sustentável. Durante o ano em alguns CEUs ocorrem hortas comunitárias, coleta de óleo de cozinha, parque sonoro com materiais recicláveis e entrega de sabão.

A SME em parceria com a ONG Formigas-de-Embaúba promove educação ambiental através da ação de plantio de mini florestas da Mata Atlântica em unidades educacionais e unidades de CEUs da capital.

Outro exemplo é a EMEF Philó Gonçalves dos Santos, cujo projeto Eco Trilhas, que são roteiros construídos com material reciclável, servem tanto para os estudantes aprenderem mais sobre ecossistema, quanto para praticar atividades físicas associadas à contemplação e convívio com o meio ambiente.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação