Notícias

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de instalação itinerante

Obra “A Árvore”, de Otávio Roth, conta com folhas pintadas por cerca de 17 mil estudantes de escolas municipais

Publicado em: 31/10/2018 21h34 | Atualizado em: 04/05/2021

ARVORE_ROTH_740X430.jpg

Folhas pintadas por cerca de 17 mil estudantes de Unidades Educacionais de 27 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Rede Municipal de Ensino compõem a obra “A Árvore”, instalação itinerante de arte participativa. Idealizado por Otávio Roth, o trabalho integra a exposição “Para Respirar Liberdade – 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. A abertura da exposição acontece nesta quinta (1/11), às 19h30, no Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro).

O evento, promovido pelo SESC SP, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e com apoio do Acervo Otávio Roth, comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A exposição fica aberta para visitação de 2/11 a 27/01. A construção da obra “A Árvore” poderá ser acompanhada até o dia 10/12, data de celebração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nesse período, desenhos individuais de 70 mil estudantes do estado de São Paulo serão incorporados à instalação. A produção das folhas foi executada a partir de oficinas realizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, de escolas particulares e unidades do Sesc Bom Retiro, Belenzinho, Paulista e Pompéia.

Na Rede Municipal de Ensino, o projeto foi desenvolvido nos CEUs Butantã, Campo Limpo, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Casa Blanca, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Paraisópolis, Pêra Marmelo, Navegantes, Vila Rubi, Jardim Paulistano, Paz, Inácio Monteiro, Meninos, Heliópolis, Aricanduva, Parque São Carlos, Parque Veredas, Vila Curuçá, Três Pontes, Jaguaré, Vila Atlântica, Caminho do Mar, Alto Alegre, Rosa da China e São Mateus

Sobre a obra – “A Árvore” (1990), originalmente montada na Escola da ONU, em Nova Iorque, é uma instalação composta por folhas de papel pintadas individualmente por milhares de crianças de mais de 70 países. Pela primeira vez será reconstruída de maneira tridimensional, em projeto assinado por Pedro Mendes da Rocha, responsável pelo projeto expográfico, especialmente adaptado para o átrio interno da unidade Sesc Bom Retiro.

Para esta montagem, mais de 70 mil crianças de São Paulo participam de oficinas organizadas para a produção das folhas, executadas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, de escolas particulares e das unidades do Sesc Bom Retiro, Belenzinho, Paulista e Pompéia.

Saiba mais sobre a exposição clicando aqui.

Veja também

Estudantes da rede municipal participam de obra exposta na Bienal de São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299