Notícias

Estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro exploram o Teorema de Pitágoras em circuito interativo

A atividade de matemática auxiliou a compreensão sobre esse importante conceito da geometria, promovendo a aprendizagem por meio de experiências concretas e colaborativas

Publicado em: 10/10/2025 13h28 | Atualizado em: 13/10/2025
Grupo de estudantes ao redor de uma mesa com atividades de matemática

Foto: Eduardo Souza/ EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro

Os estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro, unidade da Diretoria Regional de Educação de São Mateus, participaram de uma aula diferenciada de Matemática. O foco foi a aplicação prática do Teorema de Pitágoras. A proposta, desenvolvida pelo professor Eduardo Souza, recebeu o nome de “Circuito do Teorema de Pitágoras” e teve como objetivo ampliar a compreensão dos estudantes sobre esse conceito da geometria. Assim, a atividade promoveu o aprendizado por meio de experiências concretas e colaborativas.

Alinhamento com a BNCC

O trabalho seguiu as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente o objetivo EF09M15, que propõe investigar e expressar relações métricas em triângulos retângulos.
Para cumprir essa meta, o professor organizou os alunos em grupos. Em seguida, eles percorreram um circuito com três atividades interativas.

Três estações de aprendizagem

Na primeira estação, os estudantes mediram o comprimento e a largura de um campo de futebol desenhado em cartolina. Depois, calcularam a diagonal aplicando o Teorema de Pitágoras. Na segunda atividade, eles simularam a medição da altura de um prédio usando como referência um armário da sala.

Com uma trena, mediram a base e a hipotenusa — do chão até o topo do armário — e calcularam a altura da estrutura. Por fim, na terceira estação, os alunos visualizaram o teorema de forma concreta. Utilizando quadradinhos de cartolina, completaram os quadrados sobre os catetos de um triângulo retângulo e depois transferiram as peças para o quadrado da hipotenusa. Dessa forma, observaram de modo visual a relação entre as áreas.

“Durante o desenvolvimento das atividades, foram identificadas algumas dificuldades por parte dos alunos, como o uso correto da calculadora para o cálculo de potências e raízes quadradas, além da leitura e manuseio dos instrumentos de medição. Também foi necessário reforçar o uso da unidade de medida padrão em centímetros (cm). Essas questões foram tratadas de forma imediata, com orientações e apoio contínuo durante toda a aula”, explica o professor Eduardo.

A avaliação ocorreu por meio da observação direta da participação dos estudantes. De modo geral, houve clara melhora na compreensão do Teorema de Pitágoras na prática.  Os alunos conseguiram relacionar a teoria com situações reais, o que tornou o conteúdo mais significativo e acessível.

Além disso, a experiência reforçou a importância de abordagens pedagógicas ativas, que estimulam o raciocínio e a investigação. Assim, o aprendizado se torna mais efetivo e prazeroso. A iniciativa integra outras ações inovadoras promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, voltadas ao protagonismo estudantil e à aprendizagem significativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem colorida do mural com a ginsasta Rebeca Andrade que será inaugurado no CEU Butantã.

Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã

Publicado em: 01/12/2025 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 2 3 4 5 1.608