Notícias

Estudantes da EMEF Marechal Rondon participam de oficina com o poeta Ni Brisant

Atividade reuniu participantes do projeto AMOR para atividades de escrita espontânea

Publicado em: 05/06/2018 17h31 | Atualizado em: 30/11/2020

nibrisant_rondon_740x430.jpg

Os estudantes que fazem parte do Projeto AMOR – Arte, Movimento e Rebeldia receberam, no último dia 25 de abril, a presença do poeta Ni Brisant em uma oficina de escrita criativa na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Marechal Rondon, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

Para receber o poeta, os alunos confeccionaram lambe-lambe (vertente de arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana) com poemas próprios e outros retirados de fanzines e do livro do poeta “Se eu tivesse meu próprio dicionário”.

“A oficina foi importante para mudar um pouco a temática de protesto da literatura marginal periférica. Foi uma oportunidade de apresentar para os estudantes outras possibilidades de poesia, de linguagem, de ler e escrever o mundo”, disse o professor Eduardo Neves, um dos organizadores do movimento.

“Notamos, também, que os alunos que antes tinham dificuldade para escrever começaram a se arriscar mais e já estão criando seus próprios poemas”, observou a professora Joyce Araújo, também organizadora do projeto.

O poeta Ni Brisant conversou com os participantes sobre o seu processo para escrever e trabalhou atividades de escrita espontânea.

“Gostei muito quando o Ni Brisant veio aqui na escola porque ele passou umas dicas de fazer poesia. Consegui fazer um poema também. Foi muito top!”, disse o aluno Cauã, 14 anos.

Toda a atividade foi acompanhada por uma emissora de televisão e transmitida no dia 18 de maio.

Sobre o Projeto AMOR:

O Projeto AMOR – Arte, Movimento e Rebeldia é um coletivo de poesia que nasceu em 2017, na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Marechal Rondon, pertencente à Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé. Participam do coletivo alunos de 10 a 15 anos de idade. O projeto é organizado pela professora de Língua Portuguesa, Joyce Araújo, e pelo professor de História, Eduardo Neves.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212