Notícias

Coletivo AMOR – Arte, Movimento e Rebeldia na EMEF Marechal Rondon

Grupo já participou de diversas apresentações e cerca de 40 estudantes possuem poesias publicadas em livro

Publicado em: 18/12/2017 17h21 | Atualizado em: 30/11/2020

Destaque 740_x_430.jpg

Um coletivo de poesia muda a postura de estudantes frente à literatura em escola municipal da zona norte de São Paulo. Em apenas três meses de trabalho, o Coletivo AMOR (Arte Movimento Rebeldia) participou de diversas apresentações e cerca de 40 estudantes já possuem poesias publicados em um livro.

O grupo foi fundado em 2017 e é composto por alunos do 4º ao 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marechal Rondon, situada no bairro Jardim Joamar, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé. A fonte de inspiração e referência para a formação do AMOR se deu a partir da parceria entre os professores Eduardo Neves, de História (POSL), e a Professora Joyce Araújo, de Língua Portuguesa, e também do contato com outro coletivo, o VOPO (Vozes Poéticas), da EMEF Paulo Carneiro, também situado na zona norte da capital.

“A apresentação do VOPO causou em nós e em nossos alunos um impacto devastador. Começamos logo em seguida um trabalho com poesia periférica e literatura marginal. Os alunos se identificaram de imediato”, diz a professora Joyce.

01.jpg

Após a realização de um sarau unindo os alunos das duas escolas e outros encontros promovidos pelo professor Felipe Yañes, da EMEF Paulo Carneiro, começou uma intensa produção de poemas pelos jovens e crianças do AMOR. Em dezembro de 2017, a parceria entre as duas escolas com o Coletivo Poetas do Tietê resultou na publicação de um livro de coletâneas do Projeto Veia e Ventania 2017, que contém cerca de 40 poesias dos participantes do AMOR. Para os professores Eduardo e Joyce, o melhor resultado desse trabalho é poder perceber as mudanças de pensamento e atitude dos alunos em relação a temas como machismo, racismo, homofobia, violência, etc. “A transformação nas relações entre eles e toda comunidade escolar é notória e muito positiva. Podemos ver um fortalecimento das identidades, assim como o aumento da tolerância e respeito”, comenta o professor Eduardo.

Para Joana Ribeiro, estudante e autora do poema “Apenas o seu respeito”, publicado no livro, começar a participar do grupo AMOR foi uma atitude totalmente sem pretensão. Ela conta que quis se apresentar em um sarau que iria acontecer na escola recitando a poesia Mulher, da poeta periférica Zá Lacerda. Ao decorar o texto, percebeu que poesia não era uma coisa chata como pensava. Aos poucos, começou a se interessar mais pelo assunto e, aos 12 anos, já escreveu três poemas. Depressão, machismo e preconceito são temas que aparecem em suas produções. “Eu gosto de poesia porque eu gosto de perceber como é que as pessoas pensam e veem o mundo”, relata a garota.

Lançamento do livro Veia e Ventania 2017 – O evento ocorreu no dia 9 de dezembro, na Biblioteca Afonso Schmidt, na Freguesia do Ó. A publicação teve tiragem de 300 cópias e é composta por cerca de 80 poemas de crianças e jovens dos dois coletivos e de frequentadores de duas bibliotecas municipais. Na ocasião, os estudantes autores puderam autografar os exemplares.

Os professores da EMEF Marechal Rondon estão muito felizes com os resultados. Eles pretendem fortalecer o projeto na escola e também compartilhar essa grande experiência com outras comunidades e unidades escolares. “Realmente é uma sensação de realização. Sabemos das dificuldades de ler e escrever que muitos aqui tinham e perceber que agora eles estão empoderados, dizendo ‘eu sou poeta’, dá muito orgulho”, conta Joyce.

Veja a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440