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Estudantes da EMEBS Anne Sullivan participam do “Dia da visibilidade e orgulho surdo”
Ação amplia as experiências da leitura e da escrita dos estudantes surdos, explorando e se apropriando dos espaços públicos
Publicado em: 01/10/2019 13h00 | Atualizado em: 30/11/2020Na quinta-feira (26), a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan, da Diretoria Regional de Educação Santo Amaro, participou do “Dia da visibilidade e orgulho Surdo”, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.
O evento foi realizado no vão do MASP, Avenida Paulista, e reuniu Escolas Bilíngues para Surdos, públicas e privadas, Escolas Polo, Inclusivas, Lideranças Surdas, Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), Associações, profissionais da área da surdez, familiares de Surdos, estudantes de Libras, universitários, estagiários e simpatizantes da causa.
A participação no evento da comunidade surda integra o conjunto de ações pedagógicas realizadas durante o mês de setembro na EMEBS Anne Sullivan, voltadas para o trabalho com a Cultura Surda.
Segundo a Professora Adriana Sousa e a Instrutora Surda Karen, o conjunto de atividades desenvolvidas busca atender ao eixo identidade surda, presente no Currículo das EMEBSs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, entre os principais objetivos estão: explorar a consciência e a construção de um modelo de identidade surda a partir da interação com pessoas surdas; vivenciar, com modelos surdos (instrutores, vídeos) experiências que possibilitem perceber, adquirir e utilizar aspectos da cultura surda, dentro e fora da escola; explorar o significado dos símbolos da surdez, dos grupos sociais, dos eventos e festas da comunidade surda e compreender a importância da participação em associações de surdos e eventos realizados pela comunidade surda.
Além disso, a ação colabora com a ampliação das experiências de letramento dos educandos surdos, explorando e se apropriando de espaços culturais, de lazer e de outros serviços oferecidos pela cidade, a fim de favorecer a socialização e aumentar as possibilidades dos estudantes e de seus familiares de se envolverem em outras atividades além da escola, em uma perspectiva de educação libertadora e para a autonomia.
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