Kits pedagógicos enviados às unidades de Educação Infantil ampliam possibilidades de experiências com bebês e crianças

Em 2023, quase 8 mil kits foram distribuídos para CEIs, CEMEIs e EMEIs; SME criou um documento que orienta o uso

Publicado em: 28/06/2023 12h41 | Atualizado em: 30/06/2023

Capa dos Materiais de Orientação para Kit de Educação InfantilCom a intenção de ampliar as possibilidades criativas oferecidas aos bebês e crianças no cotidiano da Educação Infantil no município de São Paulo, foram enviados às unidades educacionais quase 8 mil kits pedagógicos com materiais que instigam a experimentação. Um conjunto com 37 tipos de materiais, como tinta, pincéis, rolos de pintura, fitas (métricas, adesivas e de cetim), papéis, plásticos, lupas, estecas, argilas, telas de pintura, entre outras coisas, fazem parte do conjunto.

Para inspirar os educadores que atuam com a primeira infância, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI), produziu um material que conceitua os termos “material” e “materialidade” e mostra possibilidades de experiências com os itens que compõem o kit.  A ideia é que as professoras e professores sejam parceiros dos bebês e crianças nas descobertas que envolvem o seu uso e que usem a criatividade para produzirem diferentes experiências a partir das materialidades que podem ser construídas.

Acesse o material “Orientações e possibilidades de utilização e exploração do Kit Pedagógico 2023”

Entre outras coisas, o documento enfatiza que o kit possui itens que saem do padrão tradicional dos materiais escolares e que isso ocorre porque entende-se que bebês e crianças têm o direito de acessar a maior diversidade possível de materialidades, bem como experimentar e subverter o uso do maior número possível de objetos. Em um trecho do documento orientador é dito que: “Há muitos materiais expressivos na cozinha de casa, na loja de construção, na indústria, nas lojas de arte e artesanato, entre outros lugares.”

O documento também aponta que antes de ofertar materiais para bebês e crianças, é muito importante que as professoras e professores experimentem seu uso, façam testes simples e vivam uma experiência para compreender melhor se aquele material é o mais indicado de acordo com sua intencionalidade pedagógica – nas pesquisas, brincadeiras e experiências vivenciadas por bebês e crianças. Além disso, há indicações de formas de utilização dos materiais e fotografias de experiências desenvolvidas em diversas unidades de Educação Infantil da RME.

Na Diretoria Regional de Educação São Miguel Paulista, por exemplo, as coordenadoras pedagógicas da região tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com a ceramista Talita Cavalcante. O encontro aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) São Miguel – Luiz Melodia e teve como objetivo a apresentação e apropriação das possibilidades do uso da argila do kit pedagógico e a reverberação nas práticas das UEs.

Os materiais devem ser utilizados para finalidades pedagógicas no que tange às pesquisas, brincadeiras e experiências, tendo em vista a responsabilidade com a segurança dos bebês e crianças e o consumo consciente dos materiais. Os itens também podem ser utilizados para a confecção de documentação pedagógica, a qual não necessita de decoração, mas deve ser elaborada para registro reflexivo, memória e comunicação sobre as vivências.

Fotografias da oficina com a Ceramista com Coordenadores da DRE São Miguel.

Tamanho Notícia (9) Experiência com Argila

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda
Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação