Notícias
Estudantes da EJA transformam paredes da escola em telas com grafites
Ação aconteceu na EMEF Hipólito José da Costa com 250 estudantes da EJA
Publicado em: 23/04/2019 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020
Cerca de 250 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, registraram mensagens em forma de desenhos em paredes da escola. A ação iniciada em 2017 pelo Professor de Arte Rodrigo Pignatari teve por objetivo ocupar outros espaços da escola para que os estudantes pudessem vivenciar a experiência de grafitar e pensar o desenho como ferramenta de expressão do simbólico na arte.
No início do trabalho, o Professor lançou a seguinte pergunta aos estudantes: O que você deixaria registrado em um muro para a humanidade? A primeira etapa trouxe o entendimento sobre o contexto da comunicação do desenho por meio da Arte na história da humanidade, como resultado, os estudantes fizeram uma linha do tempo com as pinturas rupestres da Serra da Capivara, murais egípcios, muralismo mexicano e o grafite.
Em seguida, os estudantes entregaram as atividades e decidiram com o professor onde seria feito o recorte no desenho, no formato do stencil (máscara). Com o desenho vazado (recortado), o stencil já estava pronto para ser utilizado na parede da escola. O espaço foi pensado nas aulas de modo que todos tivessem um espaço para fazer o seu grafite. A ação final aconteceu no mural do corredor de entrada e saída dos estudantes.
A prática do grafite foi realizada em abril de 2019, no muro da escola, e gerou um momento de emoção e alegria aos estudantes, revela o Professor Rodrigo. “Ao ver os estudantes grafitando no muro suas marcas, histórias, vozes e visões de mundo, percebi o quanto eles se sentiram protagonistas”, observou.
Para a estudante Miriã Vitória, esta ação foi interessante porque nas escolas onde estudou não teve a possibilidade de vivenciar esta experiência. “Foi interessante deixar marcas no muro do que era importante pra gente e para as pessoas verem, ainda mais pelo significado de cada grafite”, argumentou Miriã.
O estudante Kevem Fonseca comentou sobre a iniciativa. “Como é o nosso último ano na escola, é bom deixar uma marca, porém, é difícil escolher o que deixar, já que ficará exposto para crianças do período da manhã e da tarde”, falou Kevem.
A aluna Marione Campos, de 58 anos, também participou das atividades do projeto e expôs a sua opinião, “Achei maravilhoso o desenho que a gente grafitou no muro, foi a primeira vez que eu fiz algo desse tipo na escola”, finalizou Marione.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
Festa AELzinha da EMEI Marciano Vasques Pereira reúne famílias em um dia de cultura e aprendizado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Gabriel Prestes celebra memórias e afetos na exposição “Do Coisário ao Relicário” no Parque Augusta
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia do Prêmio Educador em Destaque emociona com homenagens para educadores e servidores inspiradores
Secretaria Municipal de Educação
Cidadania digital é o tema do 12º Seminário e Mostra de Tecnologias que reunirá cerca de 2 mil estudantes e professores
Secretaria Municipal de Educação
Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Itaquera
EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar
Relacionadas
Encontro de Formação para o Grupo Interno de Combate a Dengue – DRE Freguesia/Brasilândia
Publicado em: 16/03/2016 12h19 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Imprensa Jovem Leonor em Ação no combate ao Aedes
Publicado em: 16/03/2016 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Ipiranga oferece curso “Criança Fala na Comunidade”
Publicado em: 16/03/2016 12h06 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Mês da cultura Hip Hop na EMEI Gabriel Prestes
Publicado em: 16/03/2016 10h41 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Plateia SME – edição de 14 de março
Publicado em: 15/03/2016 4h47 - em CEU e COCEU