Notícias

Estudantes da EJA promovem intervenção artística em prol da sustentabilidade

Ação chama atenção sobre a produção e o descarte do lixo na sociedade contemporânea

Publicado em: 02/10/2018 18h09 | Atualizado em: 30/11/2020

  

No sábado, 15 de setembro, estudantes e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, apresentaram uma instalação e intervenção artística na Mostra Cultural da EJA com o objetivo de chamar a atenção para a extração de recursos naturais e a importância dos catadores de lixo.

A apresentação, repetida para os estudantes da EMEF na segunda, 17 de setembro, também propôs pensar a sustentabilidade vinculada aos 5Rs (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar) para estimular uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e promover a redução do consumo exagerado e do desperdício. A iniciativa também proporcionou a vivência e a valorização das linguagens artísticas no trabalho coletivo realizado na EJA.

As áreas de ciências e geografia trabalharam com os estudantes o tema da produção, consumo e descarte de lixo na sociedade nos meses de julho e agosto, em parceria com a sala de informática. Nesse processo, foram abordados temas como a lei nacional de resíduos sólidos e o funcionamento dos aterros sanitários. Também foram feitas rodas de conversa baseadas em fragmentos dos documentários “Estamira”, “Lixo Extraordinário”, e dos poemas “Luxo” e “O Bicho”. Nas aulas de português, foram trabalhados os verbos no modo imperativo.

Na intervenção artística, os visitantes foram convidados a entrar na instalação previamente montada na Sala de Informática. Lá, os participantes se depararam com ruídos emitidos pelos computadores, ao exibirem o poema visual Luxo, de Augusto de Campos. Na medida em que entravam, os convidados tinham de desviar dos resíduos pendurados no teto. No centro da sala, um dos estudantes já estava sentado em uma cadeira com correntes ligadas a uma televisão.

Quando todos estavam acomodados, a televisão foi ligada em trechos de propagandas previamente selecionadas pelos estudantes. Enquanto o personagem “o homem na cadeira” e os visitantes assistiam aos comerciais, os demais estudantes, caracterizados de catadores, entravam carregando sacos de lixo nas costas, observando o espaço, as pessoas, e então, também paravam diante da TV.

Em um determinado momento, os comerciais foram interrompidos e todos os estudantes recitaram o poema “O Bicho”, de Manuel Bandeira. Na sequência, foi exibido videoclipe da música Tevê, de Zeca Baleiro e Kléber Albuquerque.

Assim que a música terminou, os personagens começaram a largar os sacos de lixo e um deles estendeu a mão ao homem preso à cadeira. Todos saem. Quando retornam, leem as palavras escritas no chão: “Reduza o consumo, repense, reutilize, recuse produtos que destroem a natureza, recicle, não seja enganado, você realmente precisa disso?”.

A performance da Mostra Cultural da EJA contou com a participação de estudantes da Etapa Complementar II, Etapa Final I e II e com os professores Elisangela Costa, Andre Mazini, Ailton Jacinto, Paulo Zerbato e Osita do Carmo.

Veja a galeria clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Voucher Educador

Voucher Educador

Publicado em: 13/11/2015 12h41 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Gestão e Construção de uma Cultura Educação Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educação Inclusiva

Publicado em: 12/11/2015 12h09 - em Educação Especial

Concursos de Remoção – Resultado Final

Concursos de Remoção – Resultado Final

Publicado em: 12/11/2015 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Contratados pelo POT PopRua iniciam trabalhos no DAE

Contratados pelo POT PopRua iniciam trabalhos no DAE

Publicado em: 12/11/2015 9h06 - em Alimentação Escolar

DRE Jaçanã – Tremembé recebe Diálogos com a Rede

DRE Jaçanã – Tremembé recebe Diálogos com a Rede

Publicado em: 11/11/2015 4h13 - em CEU e COCEU

1 1.435 1.436 1.437 1.438 1.439 1.479