Notícias
Estudantes da EJA da EMEF Primo Pascoli Melaré criam painéis de lambe-lambe com releitura de Tarsila do Amaral
Painel foi desenvolvido com retratos dos estudantes que participam de toda as etapas para criação
Publicado em: 16/12/2024 12h03 | Atualizado em: 16/12/2024
A fachada da EMEF Primo Pascoli Melaré, da DRE Freguesia/Brasilândia, ganhou uma obra de arte urbana que reforçou o senso de pertencimento dos estudantes. A professora de artes Flávia Teodoro desenvolveu junto com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) painéis de lambe-lambe com releituras da obra de Tarsila do Amaral e do mural do artista Mundano.
A iniciativa ajudou a trazer mais visibilidade e representatividade para os estudantes da EJA, além de valorizar o processo identitário e as individualidades de cada um. O projeto começou em sala de aula a partir do estudo de obras de artistas como os fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado e Alex Flemming, além de Átila Fragoso, uma das principais referências na construção de painéis de lambe-lambe. A obra escolhida para a releitura foi a pintura “Operários” de Tarsila do Amaral e o mural do artista Mundano que fica localizado em um prédio na Avenida Senador Queirós, na Santa Ifigênia, e homenageia as vítimas da tragédia de Brumadinho.
No projeto os estudantes também conheceram murais de lambe-lambe espalhados pela cidade. Como o painel inaugurado em 2021 em um prédio na Av. Pacaembu, na Barra Funda, em homenagem ao educador Paulo Freire que foi produzido pelo artista Raul Zito que também ajudou na produção e impressão dos painéis dos estudantes da EMEF Primo Pascoli Melaré.
A professora Flávia também destacou que a impressora utilizada para produção dos painéis dos estudantes, carinhosamente apelidada de “Severina”, foi a mesma que produziu a obra que retrata o educador Paulo Freire. Os estudantes também foram convidados a refletirem sobre a relação entre o trabalho, a arte e a cidade, e desenvolveram nuvens de palavras pensando no significado de cada um desses aspectos.
As palavras escolhidas também foram utilizadas na composição dos painéis junto com os retratos dos estudantes. Com o apoio da gestão da unidade, o painel ganhou vida e agora abrilhanta a fachada da unidade. O projeto está alinhado aos princípios do Currículo da Cidade que propõe que os estudantes sejam capazes de conhecer, analisar e criar artisticamente nas linguagens visuais, além de refletir sobre a cidade e suas representações artísticas.
Também reflete sobre a cultura do lambe-lambe como uma expressão artística das ruas, a relação dos estudantes com suas referências sobre a cidade que habitam, além de representatividade e identidade. A inauguração do painel aconteceu com um jantar organizado pela unidade que também contou com a presença dos estudantes do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Relacionadas

2º Casamento Comunitário no CEU São Mateus
Publicado em: 03/11/2015 2h36 - em CEU e COCEU

SME publica resultado de recursos interpostos para concursos de Acesso
Publicado em: 03/11/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Mostra de Parques Sonoros no CEU EMEI Rosa da China
Publicado em: 03/11/2015 9h13 - em CEU e COCEU

CEU Caminho do Mar na Virada Esportiva 2015
Publicado em: 29/10/2015 5h31 - em CEU e COCEU

CEU Parelheiros recebe 6ª Carreata Poética
Publicado em: 29/10/2015 5h11 - em CEU e COCEU