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Estudantes da EJA da EMEF Primo Pascoli Melaré criam painéis de lambe-lambe com releitura de Tarsila do Amaral

Painel foi desenvolvido com retratos dos estudantes que participam de toda as etapas para criação  

Publicado em: 16/12/2024 12h03 | Atualizado em: 16/12/2024
Projeto

A fachada da EMEF Primo Pascoli Melaré, da DRE Freguesia/Brasilândia, ganhou uma obra de arte urbana que reforçou o senso de pertencimento dos estudantes. A professora de artes Flávia Teodoro desenvolveu junto com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) painéis de lambe-lambe com releituras da obra de Tarsila do Amaral e do mural do artista Mundano. 

A iniciativa ajudou a trazer mais visibilidade e representatividade para os estudantes da EJA, além de valorizar o processo identitário e as individualidades de cada um. O projeto começou em sala de aula a partir do estudo de obras de artistas como os fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado e Alex Flemming, além de Átila Fragoso, uma das principais referências na construção de painéis de lambe-lambe. A obra escolhida para a releitura foi a pintura “Operários” de Tarsila do Amaral e o mural do artista Mundano que fica localizado em um prédio na Avenida Senador Queirós, na Santa Ifigênia, e homenageia as vítimas da tragédia de Brumadinho. 

No projeto os estudantes também conheceram murais de lambe-lambe espalhados pela cidade. Como o painel inaugurado em 2021 em um prédio na Av. Pacaembu, na Barra Funda, em homenagem ao educador Paulo Freire que foi produzido pelo artista Raul Zito que também ajudou na produção e impressão dos painéis dos estudantes da EMEF Primo Pascoli Melaré. 

A professora Flávia também destacou que a impressora utilizada para produção dos painéis dos estudantes, carinhosamente apelidada de “Severina”, foi a mesma que produziu a obra que retrata o educador Paulo Freire. Os estudantes também foram convidados a refletirem sobre a relação entre o trabalho, a arte e a cidade, e desenvolveram nuvens de palavras pensando no significado de cada um desses aspectos. 

As palavras escolhidas também foram utilizadas na composição dos painéis junto com  os retratos dos estudantes. Com o apoio da gestão da unidade, o painel ganhou vida e agora abrilhanta a fachada da unidade. O projeto está alinhado aos princípios do Currículo da Cidade que propõe que os estudantes sejam capazes de conhecer, analisar e criar artisticamente nas linguagens visuais, além de refletir sobre a cidade e suas representações artísticas. 

Também reflete sobre a cultura do lambe-lambe como uma expressão artística das ruas, a relação dos estudantes com suas referências sobre a cidade que habitam, além de representatividade e identidade. A inauguração do painel aconteceu com um jantar organizado pela unidade que também contou com a presença dos estudantes do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA). 

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