Notícias
Estudantes criam histórias e fazem mesa de autógrafo para receber familiares
Cerca de 100 estudantes dos 3ºs anos da EMEF Olavo Fontoura participaram do projeto “Pequenos Escritores”
Publicado em: 23/10/2023 14h20 | Atualizado em: 23/10/2023
“Era uma vez uma velhinha que morava dentro de um sapato. Ela tinha tantos filhos que ela pensava quantos filhos ela tinha: – Eu tenho doze filhos. Que nada eu tenho quarenta e dois, não eu tenho vinte e quatro”. É assim que começa o livro escrito por Davi Teixeira Bueno, do 3º Ano B. Leia aqui a história completa em sua versão digital. E uma dica: faça isso com um fone de ouvido, pois irá escutar o som do folhear das páginas.
Esta é uma das 100 histórias criadas por estudantes dos 3°s anos, da EMEF Olavo Fontoura que participaram do projeto “Pequenos Escritores”, em que cada aluno teve oportunidade de escrever seu próprio livro e desenhar suas ilustrações. A apresentação do resultado final do projeto ocorreu no último sábado (21). As crianças tiveram um momento de mesa de autógrafos e as famílias ficaram emocionadas com o resultado de todo trabalho.
Produção dos livros
Cada sala optou por uma forma de trabalhar o projeto. Uma turma fez a leitura de “A melhor família do mundo”, de Suzana Lópes, e após debate escreveram sobre si e suas famílias, além de produzirem as ilustrações para o livro coletivo do 3º A. Outra fez a reescrita do texto “A família que morou dentro de um sapato”, de Jéssica Iancoski, e assim surgiram as inúmeras versões do 3º B, como a que lemos no início da matéria.
Também teve o reconto de “A grande fábrica de palavras”, de Agnès de Lestrade, feitos pelo 3º C. E, ainda, no 3º D levantaram memórias pessoais e com a ajuda da família foram “tecendo” sua própria colcha de retalhos, além dos registros escritos, já que que fizeram a leitura de “Colcha de retalhos”, de Nye Ribeiro da Silva.
A forma para registrar as criações também variaram entre escrita de próprio punho e digitação, utilizando recursos do Laboratório de Educação Digital. Além disso, ao compartilharem seus livros com os colegas e familiares, as crianças desenvolvem habilidades de expressão oral e a capacidade de apresentar suas criações de maneira articulada e confiante.
Com o projeto, as crianças usaram a imaginação e a criatividade, exploraram diferentes técnicas de desenho, expressaram suas ideias, tiveram a oportunidade de avançar em suas habilidades de comunicação, entre outras.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Secretaria Municipal de Educação
CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Professor da Rede Municipal transformou gerações com o xadrez e hoje contribui com a formação de docentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Podcast da EMEF Alexandre de Gusmão promove inclusão e protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito
Relacionadas

Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito
Publicado em: 21/07/2025 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista
Publicado em: 21/07/2025 11h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Publicado em: 18/07/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação