Notícias

Estudantes criam histórias e fazem mesa de autógrafo para receber familiares

Cerca de 100 estudantes dos 3ºs anos da EMEF Olavo Fontoura participaram do projeto “Pequenos Escritores”

Publicado em: 23/10/2023 14h20 | Atualizado em: 23/10/2023
Fotografia de uma folha de papel branca com letras recortadas onde se lê "A família que morou dentro de um sapato" e as mãos de uma criança.

“Era uma vez uma velhinha que morava dentro de um sapato. Ela tinha tantos filhos que ela pensava quantos filhos ela tinha: – Eu tenho doze filhos. Que nada eu tenho quarenta e dois, não eu tenho vinte e quatro”. É assim que começa o livro escrito por Davi Teixeira Bueno, do 3º Ano B. Leia aqui a história completa em sua versão digital. E uma dica: faça isso com um fone de ouvido, pois irá escutar o som do folhear das páginas.  

Esta é uma das 100 histórias criadas por estudantes dos 3°s anos, da EMEF Olavo Fontoura que participaram do projeto “Pequenos Escritores”, em que cada aluno teve oportunidade de escrever seu próprio livro e desenhar suas ilustrações. A apresentação do resultado final do projeto ocorreu no último sábado (21). As crianças tiveram um momento de mesa de autógrafos e as famílias ficaram emocionadas com o resultado de todo trabalho. 

Produção dos livros

Cada sala optou por uma forma de trabalhar o projeto. Uma turma fez a leitura de “A melhor família do mundo”, de Suzana Lópes, e após debate escreveram sobre si e suas famílias, além de produzirem as ilustrações para o livro coletivo do 3º A. Outra fez a reescrita do texto “A família que morou dentro de um sapato”, de Jéssica Iancoski, e assim surgiram as inúmeras versões do 3º B, como a que lemos no início da matéria. 

Também teve o reconto de “A grande fábrica de palavras”, de Agnès de Lestrade, feitos pelo 3º C. E, ainda, no 3º D levantaram memórias pessoais e com a ajuda da família foram “tecendo” sua própria colcha de retalhos, além dos registros escritos, já que que fizeram a leitura de “Colcha de retalhos”, de Nye Ribeiro da Silva. 

A forma para registrar as criações também variaram entre escrita de próprio punho e digitação, utilizando recursos do Laboratório de Educação Digital. Além disso, ao compartilharem seus livros com os colegas e familiares, as crianças desenvolvem habilidades de expressão oral e a capacidade de apresentar suas criações de maneira articulada e confiante.

Com o projeto, as crianças usaram a imaginação e a criatividade, exploraram diferentes técnicas de desenho, expressaram suas ideias, tiveram a oportunidade de avançar em suas habilidades de comunicação, entre outras.       

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto Roleagroecólogico Mobilizou Estudantes E Professores Em Vivências Em Hortas E Unidades Produtivas

Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico  

Publicado em: 05/08/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma fanfarra com uniforme azul e branco e instrumentos de sopro. Ilustra a notícia sobre recursos financeiros para contratação de instrutor de música.
Olímpiadas Estudantis E Interceus Mobilizam Milhares De Estudantes Em 12 Modalidades Esportivas
Fotografia mostra grupo de profissionais em reunião sobre Planejamento Estratégico..

SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal

Publicado em: 04/08/2025 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Emef Profº Valentin Carra (2)

Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria

Publicado em: 04/08/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.551