Notícias

Espelho, espelho meu… Todas as pessoas são assim como eu?

Projeto promove o conhecimento e a valorização das diversidades culturais

Publicado em: 18/04/2016 14h46 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_basileia_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Basiléia, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, na zona norte da capital, promove o projeto “Espelho, espelho meu… Todas as pessoas são assim como eu? São as diferenças que nos tornam iguais”.

O objetivo do projeto é reconhecer a diversidade humana abordando as diferenças culturais através do processo de interação com o outro para estimular o respeito e tolerância e incentivar a amizade. A ação pretende trabalhar a autoestima dos alunos para que possam descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, desenvolver cuidados com a própria saúde e bem-estar e aprender a se relacionar com os demais.

As professoras Priscila Lima e Rosangela Santos contam que “o Projeto surgiu a partir da necessidade de conhecer a importância da diversidade cultural no CEI, estimulando o respeito entre as diferenças, a individualidade, a relação com o outro e com o mundo, promovendo a construção de uma identidade sem preconceitos”.

Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, teatro de fantoches, roda de conversa e de música, pesquisa sobre contos, danças, lendas, hábitos e costumes diferentes, poesias sobre a diversidade na natureza, atividades com as famílias e produção coletiva de um cartaz com as múltiplas faces no mundo.

Confira aqui a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
Fotografia de uma carreta cor de rosa dentro de um espaço coberto.

CEUs vão receber projeto “Futuro Gamer: Hub Móvel na Quebrada”

Publicado em: 27/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças pequenas sentadas no chão de uma sala de aula assistem atentamente a uma projeção em tela. A imagem projetada mostra uma criança negra em destaque. O ambiente possui cadeiras e mesas amarelas, lousa verde ao fundo e cartazes pedagógicos fixados na parede, compondo um espaço escolar acolhedor e educativo.
Tamanho Site (3)

Inscrições prorrogadas para projeto piloto de Gestão Documental 

Publicado em: 25/05/2026 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.664