Notícias

Escritora Kiusam de Oliveira ministra curso sobre literatura e relações étnico-raciais

Formação é uma ação dentro da perspectiva da Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil; inscrições abrem na próxima quarta-feira (3)

Publicado em: 29/10/2021 17h31 | Atualizado em: 29/10/2021
Imagem em tons pastéis; no quadrante esquerdo segue o texto "Curso - Com Kiusam de Oliveira - Literatura, cidadania e relações étnicos-raciais na Educação"; no quadrante direito tem a fotografia da escritora Kiusam de Oliveira, uma mulher negra de cabelos na altura dos ombros. Ela está sorrindo.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo Técnico de Currículo, realizará o curso “Literatura, Cidadania e Relações Étnico-Raciais na Educação”, coordenado pelo projeto Academia Estudantil de Letras (AEL). A formação será ministrada pela professora e escritora Kiusam de Oliveira e acontecerá entre os dias 22 de novembro a 13 de dezembro, com carga horária de 20 horas totalmente online.

Serão ofertadas duzentas vagas, em quatro turmas. Podem participar professores de Ensino Fundamental, professores participantes do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), coordenadores e diretores das escolas da Rede Municipal de São Paulo. As aulas síncronas ocorrem nos dias 22 e 29 de novembro e 6 e 13 de dezembro, das 19h30 às 21h30, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Microsoft Teams.

As inscrições abrem na quarta-feira, dia 3 de novembro, a partir das 12h30, até o preenchimento das vagas. Clique aqui para acessar o formulário.

Kiusam de Oliveira é assessora do projeto AEL e o curso é uma ação dentro da perspectiva da  Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil como Território de Ação da Pedagogia Eco-Ancestral, tema que a escritora tem trabalhado em suas pesquisas.

A formação irá trabalhar elementos estéticos e literários na análise de obras literárias acerca da narrativa, construção da personagem e representatividade em textos, contribuindo no trabalho literário dos professores da rede.

Saiba maisAcesse a íntegra da proposta de formação com todos detalhes sobre o curso.

Kiusam de Oliveira

Nascida em Santo André-SP, a formadora  Kiusam Regina de Oliveira é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui Mestrado em Psicologia e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, sendo também Especialista em Educação Especial. Educadora há vinte e cinco anos, com experiência desde a educação infantil até o ensino superior. A partir de 2009, iniciou uma sequência de lançamentos literários, com grande repercussão nacional e internacional. Suas obras foram premiadas por diversas frentes, sempre trazendo em sua produção a necessidade de uma literatura antirracista tratando o tema com o encantamento e construindo personagens conscientes de sua representatividade negra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.439