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Escolas municipais recebem premiação por projetos realizados nos territórios da cidade
Iniciativa em parceria com Instituto Tomie Ohtake dá visibilidade aos projetos que acontecem nas unidades escolares
Publicado em: 10/06/2019 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020No último sábado (8), dez escolas municipais estiveram presentes no Instituto Tomie Ohtake, para participar da cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio Territórios, uma parceria do Instituto com a Secretaria Municipal de Educação.
O evento contou com a presença de crianças, estudantes, pais, gestores e educadores para prestigiar ações realizadas nas escolas com projetos que por meio dos diversos saberes culturais fortalecem o vínculo da escola com os territórios da cidade.
O Presidente do Instituto, Ricardo Ohtake, deu início à cerimônia de abertura agradecendo as parcerias, a presença dos estudantes e comentou sobre a importância do prêmio para o bom convívio com os diferentes territórios da cidade.
Em seguida, o Secretário Municipal de Educação, João Cury, agradeceu a presença e a participação das escolas no prêmio e falou sobre a importância de ouvir estudantes e educadores da rede. “Ao ouvi-los, nós percebemos que eles querem oportunidades de participação em formações e manifestações de projetos transformadores como esse, sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado no estímulo e reconhecimento de projetos que colaborem na formação holística das nossas crianças,” relata João Cury.
Após cada apresentação, as escolas representadas por crianças, estudantes, educadores, gestores e os pais receberam um certificado de premiação e foram convidados a subir no palco para fazer uma breve fala sobre a realização do projeto nos territórios da cidade.
As escolas premiadas receberão uma doação às bibliotecas escolares de um conjunto de mais de 50 livros, entre catálogos de arte relacionados às exposições do Instituto Tomie Ohtake e títulos diversos doados por editoras parceiras, além do apoio financeiro para continuidade do projeto, a produção de um minidocumentário que apresentará um resumo dos processos e resultados do projeto, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da Estácio e da Uber, dando visibilidade à iniciativa.
Na parte final do evento, houve uma intervenção poética realizada por Professores da Rede Municipal de Ensino com a leitura de um manifesto sobre territórios, e a abertura das inscrições para a 4ª edição do Prêmio Territórios.
Depois da cerimônia, as crianças, estudantes, educadores e os pais visitaram as exposições do Instituto Tomie Ohtake.
Conheça as Escolas vencedoras:
Projeto: Slam Altino: ninguém cala o nosso grito!
Escola: EMEF Altino Arantes – DRE Ipiranga
Projeto: Música e brincar na Educação Infantil: por todos os cantos e encantos da infância
Escola: EMEI João Mendonça Falcão – DRE Penha
Projeto: Coletivo Feminista Estudantil: diálogos para igualdade de gênero na escola
Escola: EMEF Sebastião Francisco, o Negro – DRE Itaquera
Projeto: Caminhos do Concreto
Escola: EMEF Júlio de Oliveira – DRE Pirituba / Jaraguá
Projeto: Sementes dos Sonhos – vivências na agroecologia da cidade
Escola: CEU EMEF – Paulo Gonçalo dos Santos – DRE Santo Amaro
Projeto: Grafismo e culturas indígenas: arte, manifestação cultural e tradição
Escola: CEU EMEF – Butantã – DRE Butantã
Projeto: Território Jaraguá
Escola: EMEF Estação Jaraguá – DRE Pirituba/Jaraguá
Projeto: Conhecendo e Sendo em São Paulo
Escola: EMEI Gabriel Prestes – DRE Ipiranga
Projeto: Todos os territórios são nossos: a criança como protagonista na escola e na cidade.
Escola: EMEI Ricardo Gonçalves – DRE Pirituba / Jaraguá
Projeto: A quadra da escola é de quem quiser!
Escola: EMEI Afonso Sardinha – DRE Pirituba / Jaraguá
Sobre o prêmio – O Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, acontece desde 2017 com intuito de iluminar projetos em andamento que conectem a escola aos territórios da cidade por meio dos diversos saberes culturais.
A iniciativa busca identificar e promover projetos realizados em parceria entre professores, gestores escolares, diferentes segmentos da escola (outros professores, estudantes, funcionários e famílias), e com as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral, integrada e integradora, e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.
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