Notícias
Escolas da Rede Municipal podem constituir suas Comissões de Mediação de Conflitos até 7 de março
Constituídas por membros da escola e da comunidade, as comissões têm objetivo de buscar saídas coletivas para problemas na unidade
Publicado em: 17/02/2023 17h45 | Atualizado em: 03/03/2023
As escolas da Rede Municipal têm até o dia 7 de março para constituir suas Comissões de Mediação de Conflitos (CMC). Para isso, é necessário procurar a gestão da unidade educacional.
Para ampliar o conhecimento sobre esse espaço, suas possibilidades e potências, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Vladimir Herzog, por meio do projeto Respeitar é Preciso!, criaram uma campanha sobre a importância da mediação de conflitos no contexto escolar.
Criadas pela Lei Municipal 16.134 em 2015, as Comissões de Mediação de Conflitos da Rede Municipal de São Paulo são compostas por integrantes da própria comunidade escolar: professoras e professores, equipes de apoio, equipes de gestão, estudantes e seus responsáveis. Os membros eleitos têm papel fundamental para facilitar espaços de conversa e, assim, ampliar o olhar de toda a comunidade para os conflitos do seu dia a dia.
Além de encontrar saídas coletivas e não-punitivistas para as situações que emergem entre integrantes da comunidade escolar, a atuação permanente e cotidiana da mediação favorece a convivência, a participação e o pertencimento. Também proporciona condições para o processo educativo, combate preconceitos e, assim, contribui para uma formação cidadã e para o fortalecimento de valores democráticos.
Ensino e aprendizagem a partir do conflito
O que se busca com a mediação de conflitos no contexto escolar, explica Neide Nogueira, coordenadora da frente de Educação Básica da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, é “incentivar a cultura de diálogo na escola, na qual todas as pessoas sejam vistas e se vejam como sujeitos de direitos”. A partir deste entendimento, os conflitos comuns no cotidiano podem ser “oportunidade pedagógica para aprendizado e vivência da escuta ativa, do respeito mútuo, de valores democráticos e de direitos humanos”.
O conflito, muitas vezes, é compreendido apenas como algo negativo, observa Glaucia Burckler, uma das responsáveis pelo Eixo de Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação de Conflitos, da Coordenadoria dos CEUs (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Entretanto a mediação nos direciona ao entendimento, através da experiência, de que as divergências são intrínsecas ao convívio humano e possibilitam o crescimento e as mudanças, a partir de um exercício real da cidadania”, completa.
Construção coletiva
Embora a existência da CMC em toda Unidade Educacional da Rede Municipal esteja prevista em legislação, Burckler destaca o significado desses espaços para além do cumprimento de uma tarefa. Afinal, o mal entendimento acerca das causas dos conflitos é o que pode ser negativo no ambiente escolar. Por outro lado, a atuação da Comissão pode fortalecer as relações, fomentar o protagonismo dos estudantes e os valorizar enquanto sujeitos de direitos, permitindo que toda a escola se reconheça como mediadora de conflitos.
Taize Grotto de Oliveira, também responsável pelo Eixo de Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação de Conflitos, da Coordenadoria dos CEUs (COCEU/SME), lembra da contribuição das CMCs para o enfrentamento e prevenção de situações que possam gerar sofrimentos e violar direitos.
“É possibilitando a voz, vez e escuta ativa dos nossos estudantes e educadores, que torna-se possível conhecer as necessidades do território e, também, quais temáticas, na ótica da Educação em Direitos Humanos, se mostram urgentes de serem trabalhadas para subsidiar toda a comunidade escolar”, pontua Grotto.
A participação nas Comissões, finaliza ela, possibilita que todos sintam-se pertencentes ao ambiente escolar e corresponsáveis pelas demandas que surgem: “É uma atuação coletiva por meio da comunicação não violenta, com vistas a lidar com os conflitos de maneira crítica, reflexiva e transformadora”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Relacionadas

Inscrições abertas para o Câmara Mirim 2016
Publicado em: 11/04/2016 3h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Domingueira Sertaneja no CEU Casa Blanca
Publicado em: 11/04/2016 3h03 - em CEU e COCEU

SME promove o curso Histórias de vida e identidade negra
Publicado em: 11/04/2016 2h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Construção de Práticas Educativas que considerem as Diferentes Culturas e as Relações Sociais
Publicado em: 11/04/2016 2h49 - em CEU e COCEU

A Importância da Escrita: Necessidade Social e Manifestação Artística
Publicado em: 11/04/2016 2h48 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo