Notícias

Escolas da rede municipal de SP passam a atender mais estudantes presencialmente a partir desta segunda-feira

Regras para ensino presencial foram ampliadas; alunos também poderão participar de atividades de recuperação

Publicado em: 02/08/2021 11h46 | Atualizado em: 02/08/2021
Uma estudante usando máscara de proteção individual escrevendo em seu caderno. Imagem segue com o texto: Ampliação do Ensino Presencial

O ano letivo de 2021 nas escolas da rede municipal de São Paulo continua nesta segunda-feira (2) com a ampliação do atendimento presencial dos estudantes. Também terão início as atividades do projeto de recuperação que abrange alunos de todos os ciclos de ensino com ações dentro e fora da escola.

O limite de atendimento das escolas não estará mais restrito a 35% das matrículas, e sim à capacidade física das unidades, desde que se mantenha o distanciamento de um metro entre um aluno e outro, de acordo com as regras do Governo do Estado de SP.

Todos os estudantes matriculados nas EMEIs e escolas de ensino fundamental e médio poderão ser atendidos na forma presencial e em sistema de revezamento semanal em no máximo duas turmas. Já nos Centros de Educação Infantil (CEIs), poderão ser atendidos 60% das crianças e bebês matriculados, sem revezamento.

Os protocolos sanitários de prevenção seguirão sendo adotados, como uso de máscaras, álcool gel, e higienização dos ambientes. A recomendação é para que as pessoas com qualquer sintoma de Covid-19 procurem auxílio médico e não compareçam à unidade educacional. Já os estudantes que compõem o grupo de risco deverão permanecer em atendimento remoto.

De acordo com a Lei número 17.437, de 12 de agosto de 2020, o retorno dos estudantes às atividades presenciais será facultativo, a critério dos pais ou responsáveis, enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Projeto de recuperação

A partir desta segunda-feira (2), todos os estudantes terão acesso às atividades de recuperação, sendo que os que apresentam mais defasagem na aprendizagem em relação à ano/ série em que estão matriculados, vão participar da recuperação paralela no contraturno escolar.

O projeto para o segundo semestre do ano letivo prevê, ainda, uma dedicação especial às crianças em fase de alfabetização. A Secretaria Municipal de Educação fará uma sondagem com todas as crianças, que serão atendidas no sistema presencial, além disso vai implementar trilhas de atividades específicas e fazer o acompanhamento da evolução das aprendizagens.

Estudantes matriculados a partir do 3º ano do ensino fundamental que não atingiram os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para cada ano do ciclo no currículo da cidade, vão participar da recuperação paralela, aplicada no contraturno escolar, e contínua, planejada pelos docentes, por meio de estratégias diferenciadas que os levem a superar dificuldades.

As ações de recuperação contínua deverão ser realizadas em todos os componentes curriculares com carga horária mínima de duas horas-aula, diária para o estudante, por meio de atividades assíncronas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300