Notícias

Escola municipal de SP transforma cozinha em sala de aula

Inspiração de projeto é gastronomia periférica que prevê reaproveitamento total dos alimentos

Publicado em: 22/06/2023 10h24 | Atualizado em: 22/06/2023

Quatro meninas estão em volta de uma mesa cortando batatas. Elas usam avental e touca estampada.
Na EMEF Padre José de Anchieta, na Zona Leste de SP, a cozinha é transformada em sala de aula. A unidade promove um projeto chamado Território Culinário em que ensina receitas baseadas na gastronomia periférica, que prevê o reaproveitamento total dos alimentos para combater o desperdício.

O primeiro passo é dado pelos estudantes menores, do 1º ano do ensino fundamental, que cuidam da horta da escola e colhem os temperos das receitas que serão preparadas pelos alunos maiores.

Nas atividades, que ocorrem dentro da grade curricular das turmas do período integral, as crianças aprendem a manusear os utensílios da cozinha com segurança e participam da execução das receitas. Um dos objetivos é que os estudantes entendam os benefícios do trabalho em grupo, além de aprender formas diferentes de utilização dos alimentos.

Dentro da cozinha, a inspiração é o livro “Por que criei a gastronomia periférica” do chef de cozinha Edson Leite, que nasceu na periferia de São Paulo, ganhou prêmios internacionais e lembra que a culinária renomada de muitos restaurantes é feita por cozinheiras que moram na periferia.

Entre as receitas apresentadas pelo chef uma delas é o bife de casca de banana, empanado com farinha e ovo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Intersetorialidade na Educação Integral

Intersetorialidade na Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.419 1.420 1.421 1.422 1.423 1.493