Notícias

Avaliação de Instrutores e Intérpretes de Libras

Banca examinadora seleciona candidatos para trabalhar nas ações da SME

Publicado em: 13/05/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020

instrutores_e_interpretes_de_libras_740_x_430.jpg

A partir deste dia 13 de maio, uma Banca Examinadora iniciou o processo de avaliação de candidatos a Instrutores e Intérpretes de Libras para atuarem com educandas e educandos surdos nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), Escolas Polo de Educação Bilíngue para Surdos e escolas comuns das unidades da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de promover um atendimento de qualidade, em uma perspectiva de educação Bilíngue para Surdos, respeitando a condição linguística dos estudantes com surdez e assegurando o acesso ao currículo.

Desde 2013, a Divisão de Educação Especial da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME/COPED/Divisão de Educação Especial) se dedica a ampliação do número destes profissionais e à qualificação do serviço oferecido: publica Editais de Credenciamento e avalia os candidatos a Instrutores de Libras por meio do exame prático de fluência em Libras e didática do ensino de Libras e os candidatos a Intérpretes de Libras por meio de exame prático de fluência e tradução em interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras e Portuguesa/Libras/Língua Portuguesa.

A Banca Examinadora, composta por um profissional surdo e dois profissionais ouvintes (certificados por PROLIBRAS e com experiência na Educação de Surdos) atua na perspectiva de promover o credenciamento de profissionais qualificados (surdos e ouvintes) para ministrar cursos de formação para os profissionais da SME, acompanhar e apoiar os professores regentes de todas as etapas, bem como atuar nas salas de aula e quaisquer outros lugares em que ocorrerem eventos com a presença de estudantes e educadores com surdez que tenham a Libras como língua de instrução e meio de comunicação objetiva, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

Para os candidatos a Guias-intérpretes, também haverá exame prático de fluência em guia-interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras, Língua Portuguesa/Libras/Língua Portuguesa, avaliado por um profissional surdocego com experiência em formação de guias-intérpretes e um profissional ouvinte com atuação na área, vinculado a ABRASC – Associação Brasileira de Surdocegos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262