Notícias

Escola municipal de SP transforma cozinha em sala de aula

Inspiração de projeto é gastronomia periférica que prevê reaproveitamento total dos alimentos

Publicado em: 22/06/2023 10h24 | Atualizado em: 22/06/2023

Quatro meninas estão em volta de uma mesa cortando batatas. Elas usam avental e touca estampada.
Na EMEF Padre José de Anchieta, na Zona Leste de SP, a cozinha é transformada em sala de aula. A unidade promove um projeto chamado Território Culinário em que ensina receitas baseadas na gastronomia periférica, que prevê o reaproveitamento total dos alimentos para combater o desperdício.

O primeiro passo é dado pelos estudantes menores, do 1º ano do ensino fundamental, que cuidam da horta da escola e colhem os temperos das receitas que serão preparadas pelos alunos maiores.

Nas atividades, que ocorrem dentro da grade curricular das turmas do período integral, as crianças aprendem a manusear os utensílios da cozinha com segurança e participam da execução das receitas. Um dos objetivos é que os estudantes entendam os benefícios do trabalho em grupo, além de aprender formas diferentes de utilização dos alimentos.

Dentro da cozinha, a inspiração é o livro “Por que criei a gastronomia periférica” do chef de cozinha Edson Leite, que nasceu na periferia de São Paulo, ganhou prêmios internacionais e lembra que a culinária renomada de muitos restaurantes é feita por cozinheiras que moram na periferia.

Entre as receitas apresentadas pelo chef uma delas é o bife de casca de banana, empanado com farinha e ovo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (28)

Recreio nas Férias: inscrições agora acontecem diretamente nos CEUs

Publicado em: 02/07/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma parede com figurnhas da copa do mundo coladas

Escola municipal organiza álbum da copa produzido pelas crianças

Publicado em: 01/07/2026 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Em uma sala de aula, uma pessoa escreve em um caderno apoiado sobre a carteira escolar. Em primeiro plano, há livros empilhados sobre a mesa. Ao fundo, desfocado, outro estudante permanece sentado em uma carteira, compondo o ambiente de aprendizagem.

Conhece alguém que quer voltar a estudar? A EJA está com matrículas abertas o ano todo  

Publicado em: 01/07/2026 5h06 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia do professor José Moran sentado conversando com pessoas em um auditório.
Ilustração com cinco estudantes vistos de costas, usando mochilas e voltados para a logomarca do PeNSE, em destaque ao centro da imagem. O fundo traz elementos gráficos inspirados no ambiente escolar, como linhas de caderno, lápis, régua e ícones educativos nas cores laranja e azul, remetendo à pesquisa e ao contexto da educação.

PeNSE fortalece políticas para estudantes 

Publicado em: 30/06/2026 3h31 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.675