Notícias

Escola municipal de SP transforma cozinha em sala de aula

Inspiração de projeto é gastronomia periférica que prevê reaproveitamento total dos alimentos

Publicado em: 22/06/2023 10h24 | Atualizado em: 22/06/2023

Quatro meninas estão em volta de uma mesa cortando batatas. Elas usam avental e touca estampada.
Na EMEF Padre José de Anchieta, na Zona Leste de SP, a cozinha é transformada em sala de aula. A unidade promove um projeto chamado Território Culinário em que ensina receitas baseadas na gastronomia periférica, que prevê o reaproveitamento total dos alimentos para combater o desperdício.

O primeiro passo é dado pelos estudantes menores, do 1º ano do ensino fundamental, que cuidam da horta da escola e colhem os temperos das receitas que serão preparadas pelos alunos maiores.

Nas atividades, que ocorrem dentro da grade curricular das turmas do período integral, as crianças aprendem a manusear os utensílios da cozinha com segurança e participam da execução das receitas. Um dos objetivos é que os estudantes entendam os benefícios do trabalho em grupo, além de aprender formas diferentes de utilização dos alimentos.

Dentro da cozinha, a inspiração é o livro “Por que criei a gastronomia periférica” do chef de cozinha Edson Leite, que nasceu na periferia de São Paulo, ganhou prêmios internacionais e lembra que a culinária renomada de muitos restaurantes é feita por cozinheiras que moram na periferia.

Entre as receitas apresentadas pelo chef uma delas é o bife de casca de banana, empanado com farinha e ovo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (12)

CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no próximo sábado (24)

Publicado em: 23/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Consulta Publica Site
Facha de um prédio com um letreiro colorido na frente escrito

Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões

Publicado em: 22/01/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

51248969221 54e3ba0c74 O
CEUs recebem oficinas de fabricação digital na Rede Fab Lab Livre

CEUs recebem oficinas de fabricação digital na Rede Fab Lab Livre

Publicado em: 21/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.618