Notícias

Equipe da CODAE participa de curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional

O curso no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional teve foco no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Publicado em: 30/03/2016 14h05 | Atualizado em: 30/11/2020

guiaalimentar_740_x_430.jpg
Crédito: Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014.

No último dia 09 de Março, funcionários de diversos setores da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) participaram do curso promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) sobre Segurança Alimentar e Nutricional com foco no Guia Alimentar para a População Brasileira. O evento foi realizado no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), localizado na Vila Maria.

O curso ocorreu em duas turmas e além dos cerca de 35 funcionários da CODAE, também contou com a presença de diretores, professores, assistentes técnicos, cozinheiras e coordenadores pedagógicos de unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé e profissionais da saúde que atuam na região.

As palestrantes convidadas Patricia Jaime – professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP – e Isabella Sattamini – pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde (NUPENS) da USP – falaram sobre a construção, utilização e conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira, com destaque para os “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável”. Este documento foi lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde e é considerado referência em Segurança Alimentar pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Por fim, houve uma dinâmica de grupos na qual os participantes puderam refletir sobre a aplicação do Guia em sua prática profissional.

Solange Cavalcante da Silva Redolfi, nutricionista e conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, apresentou os conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, a sua construção histórica e importância social.

Finalizando o ciclo de palestras, Marcelo Mazeta, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), falou sobre a atuação e função da Secretaria e da história e importância do Centro de Referencia, que realiza ações de educação nutricional e incentiva a população a ter hábitos alimentares saudáveis, além de receber e distribuir alimentos por meio do Banco de Alimentos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 19 20 21 22 23 1.673