Notícias
Empoderamento histórico e corporal por meio da dança
Projeto da EMEF Vinicius de Moraes sobre danças populares é um dos finalistas do Prêmio Professor Destaque - 2018
Publicado em: 16/10/2018 15h37 | Atualizado em: 30/11/2020Empoderamento histórico e corporal por meio da dança – esse é um dos objetivos de um projeto de extensão de jornada desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vinicius de Moraes, localizada no Jardim Tietê e pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, na zona leste. A ação faz parte do projeto “Danças Populares Brasileiras: Corporeidade e Movimento teatral”, coordenada pela Professora Cibelle de Paula Oliveira e que está entre as finalistas da edição de 2018 do Prêmio Professor Destaque.
O projeto ocorre na unidade há seis anos e atende 75 estudantes do 1º ao 5º ano que aderiram ao projeto. Ele está embasado na lei nº 10.639/03, que torna obrigatório a inclusão no currículo a abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e na lei nº 11.645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A iniciativa aborda os ritmos, os passos, as posturas e as manobras coreográficas populares. Além disso, inclui brincadeiras tradicionais da cultura brasileira e musicalidade.
A professora Cibelle conta que todo mês uma matriz de dança é trabalhada. Caboclinho, congada, frevo, coco, cavalo-marinho, jongo, ciranda, maculelê, maracatu, dança indígena e artes circenses são expressões trabalhadas com os estudantes. A formação do repertório é feito por rodas de conversa, por meio da oralidade, assim como acontece nas culturas indígenas e africanas, e que, a partir da literatura e de reflexões sobre a identidade, promovem o empoderamento histórico e corporal.
“Tenho percebido que o projeto faz com que as crianças e adolescentes conheçam mais a sua história a partir do seu corpo, tento evidenciar que cada corpo carrega uma história, uma ancestralidade. Assim, eles passam a perceber que as estruturas físicas e corporais carregam uma história cheia de potencialidades”, comemora a educadora. Ela conta que vários de seus alunos já passaram pela transição capilar (do cabelo alisado para natural).
O projeto tem contribuído de forma positiva na vida pessoal dos estudantes. Giovana tem 11 anos, cursa o 6º ano na EMEF e diz que buscou essas aulas pois procurava novas experiências em sua vida e acabou se surpreendendo com as coisas que aprendeu lá. Além de conhecer sobre turbantes, bonecas abayomi e dançar músicas que não conhecia, passou a perceber que todos precisam se aceitar e amar do jeito que são, pois são resultados da sua história. Giovana conta que a partir da participação no projeto passou a gostar mais do seu cabelo e usá-lo da forma natural, sem alisamento.
Os estudantes já fizeram apresentações de suas coreografias em eventos no território e oficinas e ensaios abertos na unidade para a toda a escola. “Nesses momentos eles são totalmente protagonistas, minha participação é mínima”, enfatiza a professora.
Sobre a professora – Cibele é Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na EMEF há nove anos. Tem formação em Pedagogia e História e especialização em História da África e do Negro no Brasil. Sua formação cultural possui grande influência da cultura popular e africana da Guiné. Ela participa também do bloco afro Ilú Obá de min, grupo de maracatu, afoxé e jongo formado apenas por mulheres e que tem como objetivo difundir e aprofundar o estudo da cultura afro-brasileira e suas manifestações populares, além de desenvolver atividades para o empoderamento da mulher contra o racismo, sexismo e discriminação.
Notícias Mais Recentes
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Relacionadas
![Iniciada a distribuição do livro “O que você sabe sobre a África?”](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/33077_tb-1.jpg)
Iniciada a distribuição do livro “O que você sabe sobre a África?”
Publicado em: 17/11/2016 4h23 - em Étnico-Racial
![Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de professores](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/24883_tb-1.jpg)
Concurso para Diretores e Supervisores
Publicado em: 17/11/2016 4h20 - em Educadores
![5º Sarau Cinematográfico Jamac Cinema Digital no CEU Caminho do Mar](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/33234_tb-1.jpg)
5º Sarau Cinematográfico Jamac Cinema Digital no CEU Caminho do Mar
Publicado em: 17/11/2016 4h01 - em CEU e COCEU
![Seminário Currículo Emancipatório da EJA em Ação na DRE Ipiranga](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/33230_tb-1.jpg)
Seminário Currículo Emancipatório da EJA em Ação na DRE Ipiranga
Publicado em: 17/11/2016 3h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
![CEU Quinta Do Sol promove Festa do Sorvete](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/33212_tb-1.jpg)
CEU Quinta Do Sol promove Festa do Sorvete
Publicado em: 17/11/2016 3h39 - em CEU e COCEU