Notícias

EMEI Olga Benário Prestes realiza mostra cultural sobre o Brasil e seus artistas

O tema deste ano buscou proporcionar uma viagem por meio das diferentes culturas e costumes existentes no país.

Publicado em: 20/10/2016 12h56 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEI_olga_benario_mostra_cultural_sobre_brasil_740_x_430.jpg

No dia 24 de setembro deste ano, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Benário Prestes, realizou a 13ª Mostra Cultural da Unidade Educacional, com o tema “As regiões do Brasil e seus artistas”.

A proposta da mostra foi proporcionar uma viagem pelo país, por meio das diferentes culturas e costumes existentes, buscando ressaltar a tradição das regiões, como por exemplo, vocabulário, linguagem, culinária, dança, brincadeiras e vestuário.

A Mostra Cultural possibilitou que as crianças tivessem contato com artistas de diversas regiões do Brasil, entre eles: Ziraldo, Cora Coralina, Mario Quintana, Luiz Gonzaga, Fafá de Belém, além das artes de povos Indígenas de cada uma das regiões estudadas.

O propósito do desenvolvimento da Mostra foi incentivar a valorização das crianças, dos pais, da comunidade e dos professores como artistas da região onde moram, estudam e trabalham. Anteriormente a equipe da unidade havia realizado uma pesquisa com os alunos e seus familiares para encontrar pessoas que pudessem contribuir com a mostra, como por exemplo, a avó de uma aluna que contou histórias de sua infância no Nordeste e um sanfoneiro do bairro que tocou músicas de Luiz Gonzaga.

O trabalho com as crianças envolveu também visitas em locais de cultura da região. Entre os pontos visitados pelas turmas da EMEI estiveram: o Parque Vila do Rodeio, Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Núcleo de Cultura do CEU Inácio Monteiro, Gente Arteira e o Planetário Parque do Carmo. Além disso, aconteceram visitas a Caixa Cultural e Museu de Arte de São Paulo – MASP.

Confira uma Galeria de Imagens da 13ª Mostra Cultural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211