Notícias

EMEI Jardim Keralux aplica projeto inovador para a hora do almoço

Iniciativa tem por objetivo trabalhar o currículo integrador, a autonomia e empatia entre as crianças

Publicado em: 13/07/2016 11h15 | Atualizado em: 30/11/2020

jd_keralux_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Keralux aplicou um novo projeto dentro do currículo integrador que visa aumentar a autonomia e autoestima das crianças, bem como trabalhar a empatia entre elas. A iniciativa é colocada em prática nos respectivos horários de almoço.

A proposta foi feita pela professora Miriam Cristina Barbosa, que viu o projeto dar certo em outra escola na qual também lecionou. “Como a gente trabalha com o currículo integrador e com a autonomia das crianças, a nossa intenção foi que eles também a tivessem na hora do almoço”, afirmou.

No EMEI Jardim Keralux o horário de almoço agora é assim:

Primeiramente duas crianças devidamente caracterizadas de cozinheiras passam de sala em sala divulgando qual será o prato do dia, a coordenadora Kátia Cristina Barbosa Real disse que essa iniciativa é para incentivar a criança a descer para se alimentar.

Posteriormente, um grupo de oito crianças, de todas as idades e de cada sala, desce para o refeitório, os alunos que encerraram o processo de alimentação sobem para as salas de aula e outros colegas descem para o almoço. Por fim, o último aluno de cada turma a ir almoçar sinaliza para as auxiliares técnicas de educação (ATEs) que aquela sala já terminou.

jd_keralux_740_x_430_01.jpg

As professoras afirmaram que dessa forma os alunos podem utilizar toda a hora de almoço, o que tem também ajudado a evitar o desperdício, já que eles comem tranquilamente no tempo deles. O processo de higiene pessoal obteve progressos, pois a professora consegue direcionar melhor o acompanhamento, porque os alunos sobem em grupos menores. Além disso, as crianças se ajudam, pois aqueles que comem mais depressa e sabem que há outros colegas que ainda não almoçaram, sobem para a sala a fim de que estes possam descer.

Muitas crianças no EMEI Jardim Keralux possuem graus de parentesco, e todo o grupo envolvido no projeto observou que quando irmãos, de idades ou salas distintas, descem juntos para comer eles se alimentam melhor.

A diretora Lourdes das Graças Mota Leite informou, que esse projeto foi implantado há dois meses e precisou de pelo menos duas semanas de adaptação e todos os funcionários estão muito comprometidos com o trabalho. A iniciativa também foi muito bem aceita pelos pais,“este é um grupo que não é resistente à projetos, são questionadores e envolvidos”, explicou a diretora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427