Notícias
EMEI desenvolve projeto sobre a arte de brincar em São Paulo
Projeto privilegia diferentes experiências de maneira lúdica.
Publicado em: 16/06/2016 15h36 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Conjunto Habitacional São Francisco, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, está desenvolvendo o projeto “Nossa Cultura e a Arte de Brincar em São Paulo” com os alunos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os sons, os ritmos, os batuques, as imagens e as obras elaboradas pelas crianças por meio de brincadeiras infantis que compõem a cultura do paulista.
O projeto na EMEI Conjunto Habitacional São Francisco surgiu da necessidade das crianças poderem viver diferentes experiências de maneira lúdica, favorecendo a ampliação do repertório cultural a partir das brincadeiras, das danças, dos costumes das mais diversas culturas, trabalhando as múltiplas linguagens e identidades.
Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que em detrimento de uma cultura que privilegia as datas comemorativas e o conhecimento fragmentado, os corpos docente e gestor da EMEI optaram por trabalhar com projetos e não mais com a Festa Junina como era feito anteriormente. Durante o projeto, as crianças tiveram contato com brincadeiras tradicionais como as cantigas de rodas, as corridas e as danças típicas do interior, além de conhecerem estilos musicais como o rap.
“A equipe educativa viu uma oportunidade de trabalhar com as crianças e evidenciar junto às famílias, as diferentes formas de manifestação popular da cidade e do estado de São Paulo”, disse Adriana. “Assim como outros produtos culturais, as brincadeiras também recebem a influência dos traços étnicos, regionais e interculturais que formam a cultura brasileira. Basicamente, as brincadeiras populares no Brasil representam essa mistura de costumes e de crenças do branco europeu, do índio e do africano”, concluiu.
Envolvimento das famílias – No sábado, 4 de junho, a escola recebeu crianças e famílias para acompanhar mais uma etapa do projeto. Neste dia, as crianças realizaram apresentações de música e teatro. “As famílias tem participação crucial em todas as etapas da realização do projeto. São elas que apoiam as crianças nas pesquisas realizadas sobre a realidade local e regional”, afirmou a Coordenadora Pedagógica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação
Secretaria Municipal de Educação
Entenda os critérios para a seleção das 25 escolas prioritárias
Relacionadas

Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU

Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU

Prorrogadas inscrições para Especialização em Ciências e Tecnologia – UFABC/UAB
Publicado em: 01/09/2014 4h05 - em CEU e COCEU

UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação