Notícias
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Unidade localizada em Heliópolis promove vivências diárias que reforçam a importância dos contextos literários na Educação Infantil
Publicado em: 25/04/2025 12h21 | Atualizado em: 25/04/2025
O contato com a literatura é um momento acolhedor e repleto de memórias afetivas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade do Sol, localizada em Heliópolis, zona sul da capital paulista, através do Projeto Formando Leitores que promove vivências diárias com as crianças para ampliar o repertório cultural e incentivar o desenvolvimento do comportamento leitor desde a primeira infância. A unidade atende diariamente mais de 440 crianças e o projeto mobiliza toda a comunidade escolar.
A iniciativa surgiu a partir das formações e momentos de estudos sobre a importância de incluir os contextos literários na Educação Infantil e então as educadoras estruturam propostas que envolvessem toda a comunidade escolar e os familiares. A primeira iniciativa foi a “Biblioteca Circulante” em que as crianças levam para casa livros de sua escolha para ler junto com as famílias. No “Dia da Família na Escola” a unidade promoveu um momento em que as crianças e as famílias personalizaram juntos a sacola que as crianças utilizam para levar as obras.
“As crianças levam o livro e depois voltam sempre carregando a sacolinha ali personalizada que é deles, e representa a família deles, então isso tornou o momento mais único e importante, se fosse uma pasta qualquer ou uma sacola igual para todo mundo não ia ter o mesmo significado”, enfatizou a Coordenadora da unidade, Mariana Maia. Depois as crianças também são convidados a compartilhar com a turma como foi a experiência com a leitura e com quem compartilharam esse momento.
Outra proposta do projeto é a “Leitura Simultânea” em que as crianças terão a oportunidade de escolher as histórias que querem ouvir e serão contadas em diversos espaços que serão preparados de forma atrativa. Cada professora vai colar um cartaz com a história e os pequenos vão colocar o nome no livro que preferirem. “A gente aproveita e já trabalha a proposta de linguagem escrita. Cada um vai usar uma estratégia para promover uma forma deles terem vez e escolherem qual história eles vão participar”, destacou Mariana.
As propostas de leitura também acontecem diariamente na unidade por meio da contação de histórias, além da organização dos espaços com livros e gibis em locais acessíveis para manuseio das crianças de forma livre e aconchegante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Secretaria Municipal de Educação
Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque na TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Ensino da capital paulista atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até o transporte escolar
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
CEU Inácio Monteiro promove Painel de Empregos e Curso de Empreendedorismo em parceria com ETEC e SEBRAE
Relacionadas

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Publicado em: 17/02/2025 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Vagas Abertas para Curso de Administração Pública EAD no Polo UniCEU Campo
Publicado em: 14/02/2025 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta os cuidados necessários durante as altas temperaturas
Publicado em: 12/02/2025 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Sesc 14 Bis promove palestra sobre a exposição “Pausa” que traz reflexões sobre o cotidiano das infâncias
Publicado em: 12/02/2025 3h24 - em Secretaria Municipal de Educação