EMEF Wanny Salgado Rocha se apresenta no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo

Escola foi uma das três representantes da DRE Penha no evento

Publicado em: 01/12/2017 12h30 | Atualizado em: 30/11/2020

wanny_740_x_430.jpg

No dia 25 de novembro, o coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Wanny Salgado Rocha foi uma das representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo, realizado no auditório do Colégio Humbolt.

Muitos ensaios aconteceram para que o grupo pudesse mostrar a todos os presentes o resultado do projeto, com as músicas “Sorriso Negro”, da cantora e compositora Dona Ivone Lara, e “Negro Drama”, do grupo Racionais MCs.

Aos cuidados do professor Antônio Romero Silva Souza, os alunos se concentram e se esforçam para alcançar em conjunto a mesma nota. Eles tentam, param e continuam até que as vozes encontrem a harmonia. O professor afirma que fazer parte desse projeto é uma honra e que a música pode mudar vidas para melhor.

“Quando eu entrei nesse projeto, notei que a escola pública, no geral, necessitava muito da música. Há estudos que mostram que a música modificou muitas vidas. Sinto-me honrado de estar à frente desses alunos e saber que em um futuro bem próximo eu posso reencontrá-los e ter certeza de que fizemos um trabalho que melhorou a vida de todos eles”, afirma Romero.

Ele também conta que desde o início no coral até os dias atuais, notou grandes mudanças na maneira de agir das crianças. Agora, o convívio entre elas está muito mais pautado no respeito mútuo.

Para os alunos, estar no coral tem sido uma experiência única. “Ganhar o festival era importante, porém, não era a principal meta”, diz Gustavo Souza da Silva, do 6º ano B. “É uma honra participar do coral da EMEF Wanny Salgado Rocha. O título de vencedor não importa, o que importa é estarmos juntos aqui e fazer o nosso melhor. Eu me sinto grato porque eles me acolheram nesse coral e desejo o melhor para todos. Eu achava que cantar era somente mostrar a voz, mas aqui me ensinaram a me expressar, o que significa a música e o quanto ela é importante. Sem o coral eu acho que não seria tão feliz”, observa Gustavo.

As crianças menores da EMEF também têm a oportunidade de participar do coral. É o caso de Sofia Leone de Evangelista Pliones, do 3º ano C, que se sente feliz por dividir esse momento com os amigos. “Aprendi a trabalhar em grupo, a ajudar os outros e a não pensar que sou melhor que alguém”, afirma Sofia.

A EMEF Wanny Salgado Rocha ficou em terceiro lugar no Concerto Vocal do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo e levou para a escola o certificado de bronze.

Acesse aqui a galeria do ensaio e apresentação do coral da EMEF Wanny Salgado

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.