Notícias

EMEF Profº Josué de Castro desenvolve Projeto de Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva

Colaboração dos alunos e do professor criaram solução inovadora que promoveu a inclusão e a autonomia dos estudantes com e sem deficiência

Publicado em: 11/12/2024 14h38 | Atualizado em: 11/12/2024
Whatsapp Image 2024 12 11 At 14.37.01

Crédito:Juliana Oli • Fotógrafa

Os estudantes do 9º ano da EMEF Profº Josué de Castro, em parceria com o Professor Pedro Pereira, do Laboratório de Educação Digital (LED), desenvolveram um projeto que integra tecnologia assistiva, educação inclusiva e programação, com o objetivo de unir o uso de tecnologias acessíveis à criação de ferramentas de apoio, proporcionando maior inclusão e autonomia para alunos com e sem deficiência. A iniciativa permitiu que os estudantes com deficiência pudessem participar de forma plena e igualitária no processo de aprendizagem, facilitando a comunicação, o acesso à informação e a interação com o conteúdo.

Durante as aulas no Laboratório de Educação Digital (LED), um espaço dedicado à experimentação e inovação tecnológica da escola, o grupo de estudantes criou três jogos utilizando a plataforma Pictoblox, uma linguagem de programação visual baseada no Scratch, voltada para iniciantes. Esses jogos foram projetados para reconhecer movimentos faciais por meio da webcam, oferecendo uma forma alternativa de interação, para os alunos que não podem utilizar as mãos. Com essa tecnologia, o movimento do rosto é capturado e transformado em comandos dentro do jogo, permitindo que os estudantes controlem a ação de maneira intuitiva.

Além disso, foi desenvolvida uma adaptação com um pedal conectado à placa Micro:bit, que possibilitou uma estudante do 6º ano, com limitações nos movimentos dos membros superiores, interagir com os jogos. Com isso, a estudante pode participar das atividades e interagir com os seus colegas.

O impacto do projeto foi imediato e altamente positivo. A estudante com limitações motoras, que anteriormente tinha dificuldades para interagir com jogos digitais e outras atividades que exigem movimentos manuais, agora consegue jogar de forma independente, compartilhando a experiência com seus colegas e aumentando sua confiança e autonomia. A interação com os jogos e a adaptação do pedal também promoveram um ambiente de aprendizado mais inclusivo, em que todos os alunos tiveram as mesmas oportunidades de participação.

O projeto não apenas estimulou a colaboração entre estudantes ,mas também proporcionou uma experiência prática de como a tecnologia assistiva pode melhorar a vida escolar dos estudantes. Além disso, contribuiu para a criação de um ambiente mais acolhedor e reforçou a importância da educação inclusiva, que reconhece e integra as diferentes necessidades de cada estudante.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de Bebês em um sala de CEI

Prefeitura de SP garante atendimento aos bebês e crianças que necessitarem durante recesso de julho

Publicado em: 23/05/2023 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do livro Giros Contos De Encantar

Biblioteca do CEU Formosa e CELP promovem roda de conversa para alunos praticarem alemão

Publicado em: 22/05/2023 4h53 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Estágio Na Rme

Prefeitura e CIEE oferecem 2.300 vagas de estágio de nível superior

Publicado em: 22/05/2023 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do dia da fundação da AEL Sérgio Vaz mostra três estudantes com a mão direita levantada usando as capas douradas da AEL.

Academia Estudantil de Letras comemora 18 anos

Publicado em: 22/05/2023 9h00 - em Academia Estudantil de Letras

Fotografia crianças segurando plaquinhas com seus próprios nomes, elas estão sorrindo para a foto. Pode-se ver plaquinhas com os nomes “Davi Vinicius” e “Pedro Lucas”

‘Lições do Afeto’ da EMEI Ministro Bilac Pinto fortalece vínculo entre famílias e escola

Publicado em: 22/05/2023 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 146 147 148 149 150 1.492