Notícias
EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos inova e cria projeto que mescla culinária com aprendizagem
Projeto “Estudante Gourmet” é direcionado aos estudantes do Fortalecimento de Aprendizagens e do PAP e visa a recuperação dos objetos de conhecimento que ainda não foram apropriados por eles
Publicado em: 11/09/2023 12h11 | Atualizado em: 13/09/2023A Pedagogia vem se transformando de tal forma que a percepção de que existem outros métodos de estudo além do tradicional – estudantes sentados na sala de aula e ouvindo as explicações dos professores – é cada vez mais frequente.
A partir disso, os docentes da EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos, Ana Alice de Moraes (de Matemática), Márcio Romero (de História), Francisco Lopes (de Geografia), Elis França e Lucimara Gabriel (ambas de Língua Portuguesa), perceberam o grande interesse dos estudantes do programa Fortalecimento de Aprendizagens e do Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) pela culinária e decidiram criar o projeto “Estudante Gourmet”.
A proposta consiste na aplicação das teorias didáticas por meio do mundo da culinária, cuja junção se deu pela intenção de recuperar os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem que ainda não foram apropriados pelos educandos que estão entre o 3º e o 6º ano. Também participam do projeto os estudantes 7°s anos atendidos no Programa de Fortalecimento de Aprendizagens.
Segundo a professora Lucimara, a ideia foi criar uma sala diferente da sala de aula regular, a fim de criar um ambiente criativo e mais acolhedor para engajá-los no programa:
“Inicialmente, as crianças em recuperação chegam ao Projeto de Recuperação muito inseguras e com baixa autoestima. Então, nosso objetivo é incentivá-las a aprender por meio do projeto de culinária”.
Exemplo de receita presente na sala em que estão os estudantes do projeto “Estudante Gourmet”
Ainda de acordo com Lucimara, a origem do projeto se deu através do interesse dos estudantes pelo livro “Caso do Bolinho”, de Tatiana Belinky, o qual motivou a docente a usar da culinária para se aprofundar em diversas áreas, tendo sempre como foco a leitura, a escrita e a resolução de problemas.
Em História, por exemplo, os estudantes estão criando uma linha do tempo da alimentação humana desde o período Paleolítico, assim como em Geografia, em que estão fazendo um mapa com as comidas do Brasil. Já em Língua Portuguesa, ocorre a reescrita e interpretação dos contos para focar na leitura fluente e nos aspectos de produção de texto escrito, enquanto que em Matemática é feita a análise das medidas das receitas e o levantamento e comparação dos preços dos ingredientes.
Estudante da EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos pesando achocolatado durante projeto “Estudante Gourmet”
Estudante, em processo de alfabetização, lendo receita de bolinhos de chocolate
A fim de engajar ainda mais os estudantes e também de incentivar a participação dos familiares nesse processo de aprendizado, o grupo de professores, idealizadores do projeto Estudante Gourmet, realizou um almoço no dia 02/09 para todos os familiares das crianças, totalizando cerca de 160 pessoas.
Na ocasião, após o almoço, os familiares apreciaram as atividades executadas pelos estudantes na própria unidade escolar. Eles contaram histórias no Teatro de Leitores, relataram o conto “Caso do Bolinho” – o mesmo que inspirou o projeto – através do que eles chamaram de “Teatro lambe-lambe”, fizeram bingo de adição e de subtração a apresentação da Linha do Tempo produzida nas aulas de História com o professor Márcio. Ou seja, foi um dia repleto de novas brincadeiras e que contaram com a “marca registrada” dessas crianças.
Registro do bingo realizado entre estudantes e seus familiares no almoço do dia 02/09 promovido pela EMEF Professor Paulo Gonçalo
No dia do evento, enquanto uma equipe de estudantes se empenhou em concluir o preparo do almoço que foi servido, a outra ficou encarregada em receber os familiares e levá-los a vivenciar algumas das atividades pedagógicas que foram trabalhadas durante o desenvolvimento do projeto.
Crianças da EMEF Professor Paulo Gonçalo durante almoço realizado na unidade escolar no dia 02/09
Para concretizar tal proposta, o grupo levantou verba a partir de festas juninas e contou com a doação de vários alimentos de mercados da região. Além disso, os estudantes foram ao mercado comprar alimentos não perecíveis no dia 25/08, e, no dia 01/09, foram à feira para fazer a compra de frutas, legumes e vegetais e, concomitantemente, fazer uma pesquisa dos preços.
“Com essa atividade, a criança não só aprende a ler, mas também a analisar, quantificar e escolher o produto com melhor custo-benefício”, afirmou o professor Francisco Lopes.
Estudantes analisando preços e produtos no mercado no dia 25/08
Estudantes analisando preços e produtos no mercado no dia 25/08
De acordo com os docentes, o projeto tem sido bem-sucedido e o desempenho dos estudantes tem melhorado na sala de aula. Tal fato é atribuído à forma de como as crianças passam a enxergar o real objetivo das aulas, desde a escrita das receitas até as compras no mercado, mostrando aos estudantes qual é a função social daquilo que estão aprendendo.
Estudante descascando batata durante projeto “Estudante Gourmet”
Dessa forma, os estudantes passam de meros receptores de informações, quando vivenciam o ensino tradicional, para agentes na construção dos próprios conhecimentos.
“Envolve muito a autoestima, o que implica na melhoria do aprendizado. Aqui, a gente ensina por meio das brincadeiras, sempre na prática. E não tem nada melhor do que o lúdico para eles aprenderem”, finalizou Francisco.
Estudantes e professores que pertencem ao projeto “Estudante Gourmet”
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Secretaria Municipal de Educação
Campanha de Mobilização contra a Dengue acontece de 18 a 29 de novembro
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Relacionadas
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 08/11/2024 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem experiência itinerante com cinema e videogames
Publicado em: 05/11/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação
Medalhistas olímpicos participam de vivência no CEU Parque Bristol
Publicado em: 04/11/2024 8h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka
Publicado em: 02/11/2024 9h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso de extensão “Arquivo, História e Memória”
Publicado em: 01/11/2024 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação