Notícias

EMEF Ministro Calógeras promove atividade para estimular a memorização e criatividade dos alunos

Projeto aborda o gênero textual “receita” e estudantes produzem massa de modelar

Publicado em: 22/09/2017 16h35 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_Ministro_Calogeras_promove_atividade_740_x_430.jpg

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, foi realizada a atividade “Com a mão na massa”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ministro Calógeras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

A atividade foi realizada com os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Ana Maria Mendanha Lodi, com o objetivo de estimular a memorização e a criatividade, além de ampliar o repertório oral e escrito. Nela, a Professora Ana Maria propôs a experimentação prática de uma receita de massa de modelar.

A ação fez parte de uma sequência didática abordando o gênero textual “receita”. Durante as aulas, foram assistidos mini vídeos de receitas de doces, feitas leituras compartilhadas e escrita espontânea de receitas. A sequência foi finalizada com uma aula prática de execução da receita de massa de modelar.

“Este momento lúdico estimulou a recordação do registro escrito no laboratório de informática, além de despertar o desejo de reescrever a receita para reproduzi-la em casa” conclui a Professora.

Clique aqui para acessar as fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.670