Notícias

EMEF José de Alcântara reinaugura Memorial Pankararu

Espaço fortalece as relações dos alunos com as comunidades indígenas

Publicado em: 04/09/2018 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_Jose_Alcantara_reinaugura_memorial_Pankararu_740_x_430.jpg

Em 2015, Leno Vidal, professor de Artes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, criou o projeto “Eu venho do mundo: Raízes Pankararu”.

O projeto consiste em manter um memorial que traz de volta e fortalece as tradições da comunidade indígena Pankararu. A ideia do memorial surgiu pois na comunidade do Real Parque, localizada a alguns quilômetros da EMEF José de Alcântara, habitam cerca de 500 descendentes da nação Pankararu e muitos desses são alunos da escola.

“Neste ano, o memorial foi reinaugurado em um novo espaço dentro da escola, onde as práticas das aulas com o currículo étnico-racial indígena, entrecruzado com o ensino de artes, ocorrem por meio de uma pedagogia de descolonização do currículo”, afirma Leno.

O Memorial Pankararu atuará como uma das sedes do projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) “Agosto Indígena”. O espaço é aberto a visitas mediante agendamento prévio com a escola. No Memorial é possível ter contato com diversos artefatos da cultura indígena, em acervos que contam com máscaras de palha de croá, utensílios e pratos de barro, cachimbos indígenas, instrumentos musicais, cocares, pulseiras e instrumentos de caça como arcos e flechas.

Leno Vidal foi premiado em primeiro lugar no Prêmio Professor em Destaque 2016, além de ser convidado para o evento internacional “Educação 360”, no Rio de Janeiro e para a maior feira literária da zona sul de São Paulo, “III FELIZES”.

Confira a galeria de fotos do memorial.

Serviço

Memorial Pankaruru
Visitas mediante agendamento prévio
Local: EMEF José de Alcântara
Endereço: Rua Mattia Filizzola, 76, Real Parque
Telefone: 3759-1290

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
«1 2 3 1.643