EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Projeto ajuda a desenvolver habilidades como confiança, concentração e memorização dos estudantes

Publicado em: 25/11/2022 10h00 | Atualizado em: 24/11/2022
Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

O projeto “Batucada da Imperatriz” da EMEF Imperatriz Leopoldina, localizada no Jardim Cidade Pirituba, tem o intuito de envolver e formar estudantes como ritmistas de uma bateria mirim, assim como de uma escola de samba. Atualmente, a Batucada conta com a participação de mais de 40 alunos, que têm aulas de quarta-feira e quinta-feira das 12h às 13h30. Há aulas extras quando necessário para os ensaios de apresentações.

Com as aulas são desenvolvidas entre os estudantes habilidades como confiança, concentração e memorização. O projeto é idealizado pelo professor de geografia Márcio Antônio da Silva.

Inicialmente os alunos têm o contato com os instrumentos que compõem uma bateria, conhecendo a função de cada um deles. Em seguida, eles aprendem a tocar cada um deles, assim como as intervenções no meio do samba, a famosa “paradinha”.

Os alunos participantes têm a liberdade de escolher o instrumento que mais se adaptou ou gostou para poder tocar nas apresentações da “Batucada da Imperatriz”. A última apresentação ocorreu na EMEF Jardim da Conquista para a Semana Marielle Franco, evento que teve o intuito de promover a visibilidade para a consciência negra e ancestralidade.

A gestão da escola também apoia o projeto. Recentemente foi usado os recursos financeiros do PTRF para a compra de camisas para os alunos participantes utilizarem nas apresentações.

Batucada - Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação