Notícias

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Projeto ajuda a desenvolver habilidades como confiança, concentração e memorização dos estudantes

Publicado em: 25/11/2022 10h00 | Atualizado em: 24/11/2022
Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

O projeto “Batucada da Imperatriz” da EMEF Imperatriz Leopoldina, localizada no Jardim Cidade Pirituba, tem o intuito de envolver e formar estudantes como ritmistas de uma bateria mirim, assim como de uma escola de samba. Atualmente, a Batucada conta com a participação de mais de 40 alunos, que têm aulas de quarta-feira e quinta-feira das 12h às 13h30. Há aulas extras quando necessário para os ensaios de apresentações.

Com as aulas são desenvolvidas entre os estudantes habilidades como confiança, concentração e memorização. O projeto é idealizado pelo professor de geografia Márcio Antônio da Silva.

Inicialmente os alunos têm o contato com os instrumentos que compõem uma bateria, conhecendo a função de cada um deles. Em seguida, eles aprendem a tocar cada um deles, assim como as intervenções no meio do samba, a famosa “paradinha”.

Os alunos participantes têm a liberdade de escolher o instrumento que mais se adaptou ou gostou para poder tocar nas apresentações da “Batucada da Imperatriz”. A última apresentação ocorreu na EMEF Jardim da Conquista para a Semana Marielle Franco, evento que teve o intuito de promover a visibilidade para a consciência negra e ancestralidade.

A gestão da escola também apoia o projeto. Recentemente foi usado os recursos financeiros do PTRF para a compra de camisas para os alunos participantes utilizarem nas apresentações.

Batucada - Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

equipamentos de filmagem

Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME

Publicado em: 13/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Vestibular Univesp Notícia Ok

Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP

Publicado em: 13/02/2026 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com uma paisagem japonesa com o texto

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis

Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de 4 mulheres sentadas em cadeiras. Três delas são estudantes do Programa Imprensa Jovem que entrevistam a escritora Heloisa Schurmann.

CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos

Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.625