Notícias

EMEF Duque de Caxias ganha mais um concurso de prática pedagógica

Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole” é reconhecido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura

Publicado em: 16/11/2017 13h41 | Atualizado em: 30/11/2020


Fotografia: Tiago Reivax

Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, vence mais um concurso de práticas pedagógicas. O anúncio foi feito no VII Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, promovido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.

A iniciatica desenvolvida pelo Professor de Geografia Paulo Roberto Magalhães se destacou entre as quase cem experiências inscritas na Ação de Reconhecimento de 2017. O projeto acontece desde 2016 na EMEF, que fica localizada no bairro Glicério, e tem como fundamento a utilização dos espaços públicos urbanos como ambiente educativo, favorecendo a transformação da escola e da comunidade.

“A implantação do projeto fez com que os alunos conhecessem a importância de preservar o espaço público e reconhecer através dele o seu papel na sociedade, contribuindo para que ele seja o ator principal dessa transformação. A cada esquina, muito aprendizado, muitas perguntas e questionamentos dos alunos sobre a cidade. O que é cuidar da cidade? A cidade também cuida? Quem cuida de quem? Aos poucos todos compreenderam como eles, assim como os vizinhos da escola, têm direitos e deveres com o espaço urbano. Enfim, o Projeto tem a finalidade de apontar como é possível transformar a educação a partir e através dos muros da escola”, enfatiza o professor.

A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole – projeto já obteve o reconhecimento público em diversos concursos de práticas educativas. Recebeu o segundo lugar no Prêmio Professor Emérito, da Secretaria Municipal de Educação; vencedor do Prêmio Territórios Educativos 2016, do Instituto Tomie Ohtake; finalista no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, entre outros.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298