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EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes
Jogo recebeu visita de outras escolas e estava exposto no VII Seminário e Mostra de Tecnologias, na USP
Publicado em: 02/12/2022 13h47 | Atualizado em: 15/12/2022
Na EMEF Paulo Duarte, da DRE São Mateus, a Professora Orientadora de Educação Digital (POED) Regina Nara, em parceria com outros professores da escola, criou um escape room com o tema “Confusão a grega no multiverso do Paulo Duarte”. Trata-se de um jogo interativo e imersivo onde os participantes desvendam pistas para escapar das salas temáticas.
Para desenvolver este trabalho a equipe escolar fez uma introdução à mitologia grega desde o início do ano para que, quando chegasse o momento de jogar, os estudantes se sentissem familiarizados e reconhecessem os elementos que compõem o cenário.
A ação tem o objetivo de estimular os estudantes a usarem tecnologia para desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, pensamento computacional, resolução de problemas, liderança, construir colaborativamente estratégias de jogo, promover o protagonismo, entre outras habilidades.
O jogo conta com uma área de 100 m2, onde há vários micromundos, que são os cenários que compõem o escape, entre eles estão o Submundo de Hades, Templo dos Deuses, Jardim da Perséfone, a Caverna de Platão, o Lago do Narciso, entre outros. Durante a construção todos os estudantes da escola se envolveram, desde os pequenos fazendo alguns desenhos e recortes, até os maiores que produziram os elementos mais complexos.
“O jogo em si precisa de equipe, de ouvir o colega, dos conhecimentos que os professores passaram em sala de aula sobre a Grécia. E tem sido muito significativo para todos nós e para os alunos, a questão deles descobrirem e serem os protagonistas”, disse Ana Lúcia Vieira, professora de educação física da EMEF.
Além dos estudantes, toda a equipe escolar também se envolveu com a idealização e criação dos ambientes imersivos, criação dos elementos do cenário, entre outros. O jogo estabelece uma relação entre os deuses e monstros da mitologia grega, os super heróis dos filmes atuais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para escapar, é necessário desvendar as pistas que estão representadas de diversas formas, como em código binário, criptografia e outras, até encontrar os 17 ODS.

Visitas
Primeiro os participantes fazem uma visita guiada com os Alunos Monitores do Laboratório de Educação Digital (LED) e da Sala de Leitura, que estão vestidos como personagens gregos. Em seguida, fazem uma introdução ao tema e apresentam os ambientes. Depois, os jogadores ficam livres para explorar os micromundos, desvendar as pistas e tentar escapar em 30 minutos.
No Escape Room é desenvolvida a metodologia das aprendizagens baseadas em jogos, na qual os estudantes, de forma lúdica, são estimulados a superar os desafios em equipes, por meio da metodologia ativa, já que o estudante é o centro do processo educativo.
Mostra de Tecnologias
O escape room estava exposto no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP. Estudantes de outras escolas municipais puderam conhecer e se divertir no ambiente.
“Essa exposição na USP foi muito significativa para que nós mostrássemos o trabalho, como se monta um Escape Room, quais são as dificuldades. Porque a escola tem muita demanda e construir tudo o que nós fizemos não é fácil, mas é possível com a união da gestão”, enfatizou a professora Ana Lúcia Vieira.
Este jogo já é uma tradição da escola, a primeira edição ocorreu em 2019, ocupando um espaço menor. Em 2021 o projeto foi retomado, com maior espaço e interação da equipe escolar.
Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais do Escape Room:
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