Notícias

Grêmio Estudantil da EMEF Pracinhas da FEB promove ações sociais

Conheça como o Grêmio é organizado e as atividades desenvolvidas desde 2014

Publicado em: 11/01/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020

pracinhas_feb_740_x_430.jpg

O Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pracinhas da FEB, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Campo Limpo, surgiu com a proposta das professoras Kelly Sugiyama e Carolina Martelini, que optaram por não seguir a estrutura tradicional de formação, deixando assim, a adesão livre. A única exigência para participar do Grêmio era de que o aluno frequentasse as reuniões, que aconteceriam duas vezes por semana.

A primeira ação do Grêmio foi inspirada no Profeta Gentileza: os alunos confeccionaram flores de papel e cartões para distribuir no bairro. Em seu primeiro ano (2014), o Grêmio se ateve principalmente aos projetos sociais. Roupas foram arrecadadas e levadas à Vila Acalanto e à Aldeia Krukutu. Na ação do Dia das Crianças, os alunos, em parceria com a ONG Sem Margem, arrecadaram brinquedos para serem levados às crianças do Morro do Piolho (favela da zona sul que pegou fogo em 2014). Na ação Meias do Bem, os alunos arrecadaram meias usadas e sem par para uma empresa que fabricava cobertores para moradores de rua e casas de assistência a idosos e crianças.

Para arrecadar fundos, os alunos venderam picolés e fizeram uma barraca de videogame em festas da escola nos fins de semana. Além disso, os alunos promoveram oficinas livres de mangá e dança, duas vezes por semana, realizaram o I Concurso Cultural Pracinhas da FEB, que premiou com um passeio ao SESC os alunos com as melhores redações sobre o tema “A Vida Escolar” e organizaram o Conversatório ETEC, que levou ex-alunos hoje ingressos na ETEC para conversarem com os interessados e o Show de Talentos e Campeonato de Esportes (futebol e handball). Os prêmios oferecidos aos vencedores foram adquiridos com os fundos arrecadados pelo próprio Grêmio.

Neste ano de 2016 o Grêmio continua com o mesmo formato (de livre adesão), mas quer expandir suas ações. O principal objetivo é arrecadar fundos para confeccionar o Jornal Gremitude, que publicará notícias da atualidade e da comunidade escolar e será produzido pelos próprios alunos.

Confira mais ações do Grêmio clicando aqui.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logotipo do Parlamento Jovem

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022

Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante da Educação de Jovens e Adultos. Ela possui cabelos grisalhos, usa óculos e máscara de proteção individual. Ela está sentada atrás da sua carteira escolar e sobre a mesa tem seu material escolar.

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Fotografia de uma réplica de uma pirâmide, mostrando um cartaz e um quadro.
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com a capa do documentário ‘Educação Presente para o Futuro’.
1 2 3 1.239