Notícias
EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes
Jogo recebeu visita de outras escolas e estava exposto no VII Seminário e Mostra de Tecnologias, na USP
Publicado em: 02/12/2022 13h47 | Atualizado em: 15/12/2022
Na EMEF Paulo Duarte, da DRE São Mateus, a Professora Orientadora de Educação Digital (POED) Regina Nara, em parceria com outros professores da escola, criou um escape room com o tema “Confusão a grega no multiverso do Paulo Duarte”. Trata-se de um jogo interativo e imersivo onde os participantes desvendam pistas para escapar das salas temáticas.
Para desenvolver este trabalho a equipe escolar fez uma introdução à mitologia grega desde o início do ano para que, quando chegasse o momento de jogar, os estudantes se sentissem familiarizados e reconhecessem os elementos que compõem o cenário.
A ação tem o objetivo de estimular os estudantes a usarem tecnologia para desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, pensamento computacional, resolução de problemas, liderança, construir colaborativamente estratégias de jogo, promover o protagonismo, entre outras habilidades.
O jogo conta com uma área de 100 m2, onde há vários micromundos, que são os cenários que compõem o escape, entre eles estão o Submundo de Hades, Templo dos Deuses, Jardim da Perséfone, a Caverna de Platão, o Lago do Narciso, entre outros. Durante a construção todos os estudantes da escola se envolveram, desde os pequenos fazendo alguns desenhos e recortes, até os maiores que produziram os elementos mais complexos.
“O jogo em si precisa de equipe, de ouvir o colega, dos conhecimentos que os professores passaram em sala de aula sobre a Grécia. E tem sido muito significativo para todos nós e para os alunos, a questão deles descobrirem e serem os protagonistas”, disse Ana Lúcia Vieira, professora de educação física da EMEF.
Além dos estudantes, toda a equipe escolar também se envolveu com a idealização e criação dos ambientes imersivos, criação dos elementos do cenário, entre outros. O jogo estabelece uma relação entre os deuses e monstros da mitologia grega, os super heróis dos filmes atuais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para escapar, é necessário desvendar as pistas que estão representadas de diversas formas, como em código binário, criptografia e outras, até encontrar os 17 ODS.

Visitas
Primeiro os participantes fazem uma visita guiada com os Alunos Monitores do Laboratório de Educação Digital (LED) e da Sala de Leitura, que estão vestidos como personagens gregos. Em seguida, fazem uma introdução ao tema e apresentam os ambientes. Depois, os jogadores ficam livres para explorar os micromundos, desvendar as pistas e tentar escapar em 30 minutos.
No Escape Room é desenvolvida a metodologia das aprendizagens baseadas em jogos, na qual os estudantes, de forma lúdica, são estimulados a superar os desafios em equipes, por meio da metodologia ativa, já que o estudante é o centro do processo educativo.
Mostra de Tecnologias
O escape room estava exposto no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP. Estudantes de outras escolas municipais puderam conhecer e se divertir no ambiente.
“Essa exposição na USP foi muito significativa para que nós mostrássemos o trabalho, como se monta um Escape Room, quais são as dificuldades. Porque a escola tem muita demanda e construir tudo o que nós fizemos não é fácil, mas é possível com a união da gestão”, enfatizou a professora Ana Lúcia Vieira.
Este jogo já é uma tradição da escola, a primeira edição ocorreu em 2019, ocupando um espaço menor. Em 2021 o projeto foi retomado, com maior espaço e interação da equipe escolar.
Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais do Escape Room:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Secretaria Municipal de Educação
Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025
Secretaria Municipal de Educação
Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões
Relacionadas

Curso “Orientador de sala de leitura: Tecendo um novo tempo”
Publicado em: 05/04/2016 4h15 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Legislação completa CEU-FOR
Publicado em: 05/04/2016 3h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Baile do Havaí no CEU Três Lagos
Publicado em: 05/04/2016 3h16 - em CEU e COCEU

EMEF Octavio Pereira Lopes ganha concurso por projeto de sustentabilidade
Publicado em: 05/04/2016 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Prefeito sanciona reajuste para os profissionais da Educação
Publicado em: 05/04/2016 12h46 - em Educadores