Notícias

EMEF Almirante Ary Parreiras realiza 3º Feira de Ciências e Tecnologia

Estudantes apresentaram projetos de robótica e experimentos científicos

Publicado em: 10/10/2018 18h04 | Atualizado em: 30/11/2020

feira_ary_740x430.jpg

Na última segunda-feira, 8 de outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, realizou a 3ª Feira de Ciências e Tecnologias.

Para a exposição dos protótipos e experimentos dos estudantes dos 5º aos 9º anos, estiveram presentes universitários do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e familiares e estudantes do 1º ao 4º do Ensino Fundamental I da Unidade. Na área de tecnologias, havia máquinas de balas, pipoqueiras, projetores, mesas de pebolins e outros. Na área de ciências, vulcões, areia movediça e diversos experimentos químicos. Cada estudante, com protótipo em exposição, apresentou o respectivo projeto e explicações técnicas ou científicas de funcionamento.

Os projetos de ciência, desenvolvidos em sala de aula a partir do conteúdo do Currículo da Cidade de São Paulo, foram iniciados 45 dias antes da Feira. A preparação para o evento foi feita em quatro etapas. No primeiro momento, os estudantes entregaram o projeto escrito com objetivos, temas e passo a passo. Após isso, durante duas semanas, os estudantes elaboraram pesquisas. A terceira etapa foi de produção, com momentos durante as aulas para confeccionar as apresentações finais. A quarta etapa foi a própria apresentação, na qual os estudantes deveriam, além de ter o projeto pronto, possuir as bases teóricas.

Já os projetos de Robótica foram um desdobramento das atividades realizadas na comunidade, nas quais foram retirados materiais recicláveis das ruas. “O projeto de robótica é voltado para a questão social, então os estudantes não só aprendem robótica, mas também a intervir no meio ambiente com a questão da sustentabilidade. Assim, a Feira é o momento em que eles podem expressar e oralizar tudo que construíram para a Comunidade Escolar. É o momento do exercício do pensamento científico, de expressar a criatividade, a inventividade e de mostrar para a sociedade o que pode ser transformado com esses materiais retirados do lixo” explica a Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Débora Garofalo.

A iniciativa também foi desenvolvida com o Projeto de Recuperação Paralela, como uma forma de incentivar as crianças que dele participam.

As responsáveis pela 3º Feira de Ciências e Tecnologia foram a POIE Débora Garofalo, Professora de Recuperação Paralela (PRP) Cristiane Mello e as professoras de ciências Paola Leal Nosella, Karen Cristina Kai e Luciana do Nascimento Dantas de César.

Veja a galeria clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Uma professora senta em uma roda sorrindo com um grupo de bebês em uma sala de aula.

Resultados de provas objetivas para cargos de ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 01/03/2024 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.428