Notícias
Elas voam aqui e acolá… Maritacas no nosso quintal
Projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças sobre os pássaros que visitavam a EMEI Maria Helena Barbosa Martins
Publicado em: 27/03/2019 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020“Elas voam aqui e acolá… Maritacas no nosso quintal” foi o tema do projeto de estudos das crianças do Infantil II durante o ano de 2018 na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Helena Barbosa Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera.
As professoras Jaqueline Calado e Jussara Nascimento explicam que estavam realizando um projeto com outra temática quando perceberam o interesse das crianças em relação às aves que estavam na árvore, às quais chamavam de “ararás coloridas”. “Em meio às brincadeiras no parque, os alunos passaram a observar os pássaros barulhentos que todos os dias pousavam nas árvores próximas”, contou Jaqueline. “No dia seguinte, a cena se repetiu. As crianças subiam no brinquedo e gritavam ‘ararás coloridas’, ‘ararás coloridas’”.
A partir do interesse demonstrado pelas crianças, as professoras resolveram concluir o projeto que estava em andamento e decidiram pesquisar sobre as aves, dando início ao projeto que dá nome a esta matéria. Durante a pesquisa inicial, descobriu-se que não se tratavam de araras e, sim, maritacas. “Foi então que levamos imagens, gravação do som emitido e informações sobre o seu habitat e hábitos na natureza”, explica Jussara.
Por meio do projeto, momentos de aprendizado e vivências que vão além da sala de aula foram oportunizados às crianças. “As atividades enriquecem, confirmam e complementam as descobertas decorrentes das pesquisas e estudos realizados, favorecendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a construção do conhecimento”, observa a professora.
Para as primeiras atividades, as crianças passaram a interagir com uma maritaca feita de crochê, escolhida para ser a mascote da turma e do projeto. Após votação, a mascote recebeu o nome de “Vick”. As professoras realizaram roda de conversa para saber o porquê dessas maritacas estarem na escola e as crianças foram rápidas em levantar a hipótese que a causa eram as amoreiras que existem na área externa da unidade.
Na segunda etapa do projeto, provocados por questões como “As maritacas voam, por quê?” e “Dá para ver o vento?”, as crianças passaram a formular hipóteses e a despertar curiosidades, passando as professoras a criar situações de aprendizagem que valorizavam o protagonismo infantil.
Para a primeira questão, eles puderam sentir o vento produzido pelo ventilador e também o natural nas áreas externas da escola. Observaram a movimentação das nuvens, o balanço das folhas das árvores e correram com tecidos. “Propusemos também que andassem pela escola assoprando materiais utilizando um canudo, tentando movê-los com o vento que produziam”, relata Jussara.
No final do ano letivo, as crianças produziram e apresentaram uma peça teatral sobre a chegada da Vick. “Eu e a Jussara costumamos dizer que o projeto não se encerrou. Ele permanece vivo no coração de cada criança que o viveu. Crianças que foram protagonistas de suas aprendizagens, crianças potentes que pesquisaram, elaboraram hipóteses e viveram experiências que fizeram seus corações e mentes sonharam”, conclui Jaqueline.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes e educadores da Rede Municipal participam de evento em celebração aos 50 anos do Instituto da Criança e do Adolescente
Secretaria Municipal de Educação
Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEU São Miguel recebe Antônio Pitanga para bate-papo em pré-estreia do filme “Malês”
Relacionadas

Manual de Normas e Procedimentos da SME traz novos temas para orientação das unidades
Publicado em: 18/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem – Inclusão
Publicado em: 18/09/2025 8h00 - em Educação Especial

CEU Três Lagos e CEU Vila do Sol recebem Mostra de Cinema Espanhol 2025
Publicado em: 17/09/2025 4h14 - em CEU e COCEU

Secretarias Municipais participam do II FLI Sampa, no CEU Lajeado
Publicado em: 17/09/2025 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Pedalada pela Vida reúne comunidade no CEU Inácio Monteiro em ação pelo Setembro Amarelo
Publicado em: 17/09/2025 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação