Notícias
Educom é apresentada para educadores de todo país
Núcleo de Educomunicação da SME participa de Seminário Internacional de Educação Integral
Publicado em: 19/12/2017 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 12 e 13 dezembro, aconteceu no SESC Pompéia o 3º Seminário Internacional de Educação Integral. O evento discutiu a Educação Integral nas escolas brasileiras e apresentou iniciativas inovadoras de educadores, ativistas e organizações.
O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo apresentou suas iniciativas na mesa “Desafios na formação de educadores para a implementação de tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino/aprendizagem”. Carlos Lima, Coordenador do Núcleo Educom, destacou a importância da formação continuada de professores para consolidar a Educomunicação no Currículo e a promoção da Educação Integral. Nesse sentido, apresentou aos participantes da mesa como o Núcleo de Educomunicação desenvolve a formação dos professores, que inclui além da abordagem das linguagens da comunicação e das propostas pedagógicas com a Educomunicação, a prática das tecnologias digitais.
No evento, foram desenvolvidas práticas educomunicativas com Rádio e Vídeo. Foi montado um mini-estúdio na sala de aula com equipamentos digitais de baixo custo, muitos deles presentes na maioria das escolas. Foi demonstrado o uso do celular como recurso para produção de videorreportagem. “As demonstrações foram realizadas para mostrar que toda escola pode usar tecnologias acessíveis para produzir conhecimento, desde que o profissional da educação tenha passado por formação e conte com o apoio dos estudantes”, conclui Carlos Lima.
Educom – Como uma politica pública de Educação, o Educom está presente nas escolas municipais desde 2001. O êxito da iniciativa, intitulada Educom.Rádio, possibilitou a criação da Lei Educom – Programa Nas Ondas do Rádio, que nos últimos anos tem sido consolidada como área do Currículo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Aberta a chamada para formalização do Termo de Repasse dos recursos financeiros do PNAE
Publicado em: 03/05/2016 1h20 - em Alimentação Escolar
SME convoca mais candidatos aprovados no concurso de Auxiliar Técnico de Educação
Publicado em: 03/05/2016 12h59 - em Secretaria Municipal de Educação
NAAPA lança o seu primeiro Caderno de Debates
Publicado em: 03/05/2016 12h44 - em NAAPA
Seminário Ciranda do Movimento Humano
Publicado em: 03/05/2016 12h29 - em CEU e COCEU
SME convoca mais aprovados em concurso
Publicado em: 03/05/2016 11h36 - em Educação Infantil