Educadores paulistanos participam de  curso sobre Políticas Antirracistas

Curso realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

Publicado em: 19/04/2021 7h39 | Atualizado em: 19/04/2021
Imagem composta de um mosaico de desenhos de várias pessoas e os dizeres: Política Antirracista NTC/NEER

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER), realiza em abril o curso Políticas Antirracistas para profissionais da Educação.  A carga horária é de 20h à distância pela plataforma Teams. Há perspectiva de nova turma a partir do 2º semestre deste ano, uma vez que, para a oferta de 150 vagas, foram recebidas 3.338 inscrições.

A iniciativa é uma  ação intersecretarial realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Foram contemplados os cargos de Professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores Escolares.

Formação como esta é fundamental no combate ao racismo e propõe a conscientização sobre a existência de compromissos nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento da população negra. Com uma abordagem que contempla desde a abrangência dos direitos humanos até políticas recentemente conquistadas pela população negra, como as ações voltadas ao exercício da gestão pública por seus pares. Ministraram o curso,  Helio Santos, Hédio Silva Júnior e Eunice Prudente.

Veja aqui mais informações sobre estes e outros docentes e detalhes da proposta formativa.

Entre os objetivos gerais da ação estão o de sensibilizar profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre as políticas de enfrentamento ao racismo; aperfeiçoar o domínio de conteúdos afetos ao temário de igualdade racial e atender à legislação que determina o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.

A ação contempla quatro encontros síncronos de 2 horas cada um, que contam com exposição dialogada, tematização da prática, pequenos vídeos e leitura colaborativa de charges para reflexão dos temas. Os temas abordados são: Diretos Humanos e População Negra; Racismo Institucional e Desigualdades no Brasil; Legislação Antirracista; Diversidade Racial e Serviços Públicos.

Além destas, há 12 horas de realização de leituras e atividades assíncronas propostas na plataforma Teams. Para avaliação e aprovação para expedição de certificado é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização de atividade obrigatória.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar