Notícias

Educadores paulistanos participam de  curso sobre Políticas Antirracistas 

Curso realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

Publicado em: 19/04/2021 7h39 | Atualizado em: 19/04/2021
Imagem composta de um mosaico de desenhos de várias pessoas e os dizeres: Política Antirracista NTC/NEER

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER), realiza em abril o curso Políticas Antirracistas para profissionais da Educação.  A carga horária é de 20h à distância pela plataforma Teams. Há perspectiva de nova turma a partir do 2º semestre deste ano, uma vez que, para a oferta de 150 vagas, foram recebidas 3.338 inscrições.

A iniciativa é uma  ação intersecretarial realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Foram contemplados os cargos de Professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores Escolares.

Formação como esta é fundamental no combate ao racismo e propõe a conscientização sobre a existência de compromissos nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento da população negra. Com uma abordagem que contempla desde a abrangência dos direitos humanos até políticas recentemente conquistadas pela população negra, como as ações voltadas ao exercício da gestão pública por seus pares. Ministraram o curso,  Helio Santos, Hédio Silva Júnior e Eunice Prudente.  

Veja aqui mais informações sobre estes e outros docentes e detalhes da proposta formativa.

Entre os objetivos gerais da ação estão o de sensibilizar profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre as políticas de enfrentamento ao racismo; aperfeiçoar o domínio de conteúdos afetos ao temário de igualdade racial e atender à legislação que determina o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.

A ação contempla quatro encontros síncronos de 2 horas cada um, que contam com exposição dialogada, tematização da prática, pequenos vídeos e leitura colaborativa de charges para reflexão dos temas. Os temas abordados são: Diretos Humanos e População Negra; Racismo Institucional e Desigualdades no Brasil; Legislação Antirracista; Diversidade Racial e Serviços Públicos.

Além destas, há 12 horas de realização de leituras e atividades assíncronas propostas na plataforma Teams. Para avaliação e aprovação para expedição de certificado é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização de atividade obrigatória.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo azul, com silhuetas de prédios e os dizeres: Aniversário de São Paulo

CEUs comemoram aniversário de SP nesta quarta com programação especial

Publicado em: 24/01/2023 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310