Notícias

Educadores paulistanos participam de  curso sobre Políticas Antirracistas 

Curso realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

Publicado em: 19/04/2021 7h39 | Atualizado em: 19/04/2021
Imagem composta de um mosaico de desenhos de várias pessoas e os dizeres: Política Antirracista NTC/NEER

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER), realiza em abril o curso Políticas Antirracistas para profissionais da Educação.  A carga horária é de 20h à distância pela plataforma Teams. Há perspectiva de nova turma a partir do 2º semestre deste ano, uma vez que, para a oferta de 150 vagas, foram recebidas 3.338 inscrições.

A iniciativa é uma  ação intersecretarial realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Foram contemplados os cargos de Professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores Escolares.

Formação como esta é fundamental no combate ao racismo e propõe a conscientização sobre a existência de compromissos nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento da população negra. Com uma abordagem que contempla desde a abrangência dos direitos humanos até políticas recentemente conquistadas pela população negra, como as ações voltadas ao exercício da gestão pública por seus pares. Ministraram o curso,  Helio Santos, Hédio Silva Júnior e Eunice Prudente.  

Veja aqui mais informações sobre estes e outros docentes e detalhes da proposta formativa.

Entre os objetivos gerais da ação estão o de sensibilizar profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre as políticas de enfrentamento ao racismo; aperfeiçoar o domínio de conteúdos afetos ao temário de igualdade racial e atender à legislação que determina o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.

A ação contempla quatro encontros síncronos de 2 horas cada um, que contam com exposição dialogada, tematização da prática, pequenos vídeos e leitura colaborativa de charges para reflexão dos temas. Os temas abordados são: Diretos Humanos e População Negra; Racismo Institucional e Desigualdades no Brasil; Legislação Antirracista; Diversidade Racial e Serviços Públicos.

Além destas, há 12 horas de realização de leituras e atividades assíncronas propostas na plataforma Teams. Para avaliação e aprovação para expedição de certificado é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização de atividade obrigatória.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284