Notícias

Educadores paulistanos participam de  curso sobre Políticas Antirracistas 

Curso realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

Publicado em: 19/04/2021 7h39 | Atualizado em: 19/04/2021
Imagem composta de um mosaico de desenhos de várias pessoas e os dizeres: Política Antirracista NTC/NEER

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER), realiza em abril o curso Políticas Antirracistas para profissionais da Educação.  A carga horária é de 20h à distância pela plataforma Teams. Há perspectiva de nova turma a partir do 2º semestre deste ano, uma vez que, para a oferta de 150 vagas, foram recebidas 3.338 inscrições.

A iniciativa é uma  ação intersecretarial realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Foram contemplados os cargos de Professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores Escolares.

Formação como esta é fundamental no combate ao racismo e propõe a conscientização sobre a existência de compromissos nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento da população negra. Com uma abordagem que contempla desde a abrangência dos direitos humanos até políticas recentemente conquistadas pela população negra, como as ações voltadas ao exercício da gestão pública por seus pares. Ministraram o curso,  Helio Santos, Hédio Silva Júnior e Eunice Prudente.  

Veja aqui mais informações sobre estes e outros docentes e detalhes da proposta formativa.

Entre os objetivos gerais da ação estão o de sensibilizar profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre as políticas de enfrentamento ao racismo; aperfeiçoar o domínio de conteúdos afetos ao temário de igualdade racial e atender à legislação que determina o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.

A ação contempla quatro encontros síncronos de 2 horas cada um, que contam com exposição dialogada, tematização da prática, pequenos vídeos e leitura colaborativa de charges para reflexão dos temas. Os temas abordados são: Diretos Humanos e População Negra; Racismo Institucional e Desigualdades no Brasil; Legislação Antirracista; Diversidade Racial e Serviços Públicos.

Além destas, há 12 horas de realização de leituras e atividades assíncronas propostas na plataforma Teams. Para avaliação e aprovação para expedição de certificado é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização de atividade obrigatória.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Em um auditório do CEU Inácio Monteiro, uma mulher fala ao microfone enquanto outras duas mulheres estão sentadas em poltronas no palco. Ao fundo, um telão exibe uma apresentação com o título “Entendeu por que a Rede Somos surgiu?”, além dos logotipos da Rede Somos e da Prefeitura de São Paulo.

Divisão dos CEUs da DRE Guaianases promove bate-papo sobre saúde mental

Publicado em: 19/08/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com fundo branco e bordas coloridas e o texto

Curtas na Escola anuncia finalistas da 1ª edição do Festival de Cinema Estudantil

Publicado em: 18/08/2026 1h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo branco e moldura roxa arredondada. Na parte superior, há figuras humanas estilizadas e coloridas, representando diversidade e inclusão, incluindo uma figura em cadeira de rodas. Ao centro, aparece a palavra “ALUNO” em letras grandes, brancas com contorno azul. Abaixo, está a palavra “Monitor” escrita em letras cursivas na cor roxa.

Dia dos Monitores na Escola promove debates sobre cidadania digital 

Publicado em: 18/08/2026 12h18 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.690