Notícias

Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

A formação foi oferecida para 150 professores e teve ênfase em Deficiência Múltipla

Publicado em: 04/12/2015 18h34 | Atualizado em: 30/11/2020

educadores_rme_educacao_especial.jpg

No dia 3 de novembro, educadores da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram da solenidade de encerramento do curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Múltipla. A formação, em nível de pós-graduação, foi oferecida para 150 professores por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O curso ofereceu as teorias e práticas necessárias para o atendimento dos alunos com deficiência múltipla, visando sua aprendizagem e participação nas atividades escolares, garantindo, assim, a sua inclusão educacional e social.

Os concluintes poderão atuar como especialistas para os serviços de Educação Especial do Município, compondo as equipes nos Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), como Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI, ou como Professores Regentes das Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI, garantindo assim as condições para a Institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político-Pedagógico das Unidades Educacionais.

Para a Coordenadora do Núcleo da Educação Especial da Divisão de Orientação Técnica – DOT da SME, Renata Alencar Lopes Garcia, “o papel dos especialistas em educação especial é atuar na perspectiva da educação inclusiva. Esses conhecimentos precisam estar no chão da escola para todo mundo”.

Emocionada, a Professora Claziane Pereira de Lima, que leciona há cinco anos na RME e hoje atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irineu Marinho, agradeceu à SME e à Universidade Mackenzie. “Quero agradecer à Prefeitura de São Paulo por promover mudanças efetivas em nossa cidade. Este curso, pra mim, foi mais importante do que qualquer outra graduação que eu tenha feito. Ele trouxe mudanças na minha vida profissional e, principalmente, na pessoal. Foi uma oportunidade de um encontro comigo mesma”, conta a professora.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685