Notícias

Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

A formação foi oferecida para 150 professores e teve ênfase em Deficiência Múltipla

Publicado em: 04/12/2015 18h34 | Atualizado em: 30/11/2020

educadores_rme_educacao_especial.jpg

No dia 3 de novembro, educadores da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram da solenidade de encerramento do curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Múltipla. A formação, em nível de pós-graduação, foi oferecida para 150 professores por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O curso ofereceu as teorias e práticas necessárias para o atendimento dos alunos com deficiência múltipla, visando sua aprendizagem e participação nas atividades escolares, garantindo, assim, a sua inclusão educacional e social.

Os concluintes poderão atuar como especialistas para os serviços de Educação Especial do Município, compondo as equipes nos Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), como Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI, ou como Professores Regentes das Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI, garantindo assim as condições para a Institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político-Pedagógico das Unidades Educacionais.

Para a Coordenadora do Núcleo da Educação Especial da Divisão de Orientação Técnica – DOT da SME, Renata Alencar Lopes Garcia, “o papel dos especialistas em educação especial é atuar na perspectiva da educação inclusiva. Esses conhecimentos precisam estar no chão da escola para todo mundo”.

Emocionada, a Professora Claziane Pereira de Lima, que leciona há cinco anos na RME e hoje atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irineu Marinho, agradeceu à SME e à Universidade Mackenzie. “Quero agradecer à Prefeitura de São Paulo por promover mudanças efetivas em nossa cidade. Este curso, pra mim, foi mais importante do que qualquer outra graduação que eu tenha feito. Ele trouxe mudanças na minha vida profissional e, principalmente, na pessoal. Foi uma oportunidade de um encontro comigo mesma”, conta a professora.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679